Prados, 19 de Janeiro de 2018 :: 70 visitantes online.

PRADOS SEDIOU O 58º FÓRUM REGIONAL DE CONSELHOS TUTELARES

Publicado em 19/12/2017 08:45:00

A Prefeitura de Prados, através da secretaria municipal de Assistência Social, juntamente com a Diretoria do Fórum Vertentes de Conselheiros Tutelares e o Conselho Tutelar de Prados, realizaram na manhã da última sexta-feira (15), no Cine Teatro Municipal, o 58° Fórum Regional de Conselhos Tutelares das Vertentes.

Com o tema “Conselho Tutelar da Teoria à Prática”, o encontro reuniu conselheiros de Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Bias Fortes, Carandaí, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Lagoa Dourada Ouro Branco, Piedade do Rio Grande, Itutinga, Santa Cruz de Minas, Santana do Garambéu, São João del-Rei e Tiradentes.

O encontro foi aberto com a apresentação do grupo de Hip hop do Jovens em Ação, coordenado pelo professor Willian do CRAS de Pinheiro Chagas. Em seguida houve a execução do Hino Nacional ao som da flauta doce de Guido Campos, músico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.

Na oportunidade, foram discutidas a Lei Federal n° 8069/90, que criou os Conselhos Tutelares , a Lei Federal 12696/12, que trata dos recursos necessários para o funcionamento dos Conselhos Tutelares e a Resolução 170 do Conselho Nacionsl dos Direitos da Criança e do Adolescente ( Conanda).

O ciclo de palestras foi aberto pelo Juiz de Direito da Comarca de Prados, Dr. Pedro Parcekian, que falou sobre a Resolução 170, do Conanda e o compromisso profissional que os conselheiros tutelares devem ter.

Em seguida, Antônio Claret Santana da Rocha, presidente do Fórum das Vertentes, explanou e discutiu com os conselheiros tutelares uma proposta de lei municipal que regulamenta a Politica Municipal de atendimento à criança e ao adolescente.

Encerrando as palestras, a secretária municipal de assistência social de Prados, Jeane Araújo Jorge enfatizou a necessidade de articulação, fomentação e integração operacional entre os mais diversos setores governamentais e não-governamentais, Poder Judiciário, Ministério Público e sociedade civil organizada. “É necessário que todos tenham consciência de que os problemas que afetam a população infanto-juvenil são de nossa responsabilidade”, frisou ela.