Prados, 16 de Dezembro de 2017 :: 10 visitantes online.

AÇÃO DE SAÚDE NA PRAÇA DR. VIVIANO CALDAS

Publicado em 27/11/2017 11:00:00

A Prefeitura de Prados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje(27), na praça Dr. Viviano Caldas, uma ação de saúde. Equipes da Secretaria estiveram no local aferindo pressão arterial e medindo glicose, além de fazer orientações sobre os diversos tipos de cânceres, principalmente, o de próstata, alvo da campanha Novembro Azul, mês de combate à doença.

Segundo o INCA, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, só perdendo para câncer de pele não-melanoma. É considerado o câncer da terceira idade, já que a maioria dos casos no mundo, ocorre após os 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

De acordo, com a Sociedade Brasileira e Urologia, dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, e a taxa de mortalidade chega a 25% deles. O principal motivo para as altas taxas é o preconceito dos homens em fazer o exame de toque retal, fundamental para descobrir a doença. Silenciosa, ela não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a necessidade do exame, que pode ser complementado pelo exame de sangue, PSA.

A Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez saiu na frente na prevenção da doença. Em setembro, uma parceria entre a SMS e a Fundação Cristiano Varela, de Muriaé, trouxe à cidade uma equipe de profissionais e a Unidade Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle, para realizar exames de prevenção ao câncer de próstata.