Prados, 16 de Dezembro de 2017 :: 11 visitantes online.

TÉCNICOS DA SEC. EST. DE SAÚDE FIZERAM LEVANTAMENTO DE LEISHAMANIOSE VISCERAL

Publicado em 21/11/2017 08:10:00

A Prefeitura de Prados, através da Secretaria Municipal de Saúde e departamento de Epidemiologia, recebeu entre os dias 06 e 10 de novembro, a visita de dois técnicos da Secretaria Estadual de Saúde para realizar o Levantamento Entomológico de Leishmaniose Visceral 2017.

O município de Prados foi selecionado de acordo com as diretrizes do Programa de Controle de Leishmaniose Visceral, por ser uma área silenciosa, sem detecção do mosquito transmissor e também sem casos da doença.

Os técnicos Anderson Leite Palhares e João Batista Silva foram acompanhados por Andre Neves, do departamento municipal de Epidemiologia, e durante o monitoramento não foi encontrado nenhum vetor nos locais pesquisados.

O mosquito se prolifera, principalmente, onde há matéria orgânica em decomposição, mato e rio .Os técnicos da SES espalharam armadilhas em diversos pontos da cidade, sendo instaladas em galinheiros, local onde os flebótomos tendem a habitar. Estas armadilhas atraem os insetos através de um ponto de luz e os aprisiona em um saco de filó. Depois disso, eles são analisados para ver se tem ou não a presença do vetor.

A Leishmaniose Visceral, também conhecida como Calazar, é uma doença transmitida através da picada de flebotomíneos, conhecidos como mosquito palha ou mosquito pólvora, e a principal espécie transmissora é a Lutzomya Longipalpis, alvo da pesquisa realizada no município.

A picada do mosquito introduz o protozoário Leishmania Chagadi na circulação sanguínea do hospedeiro e instala-se nos órgãos internos, principalmente ,fígado e baço .

Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações que podem colocar em risco a vida do paciente. O tratamento é feito através de medicamentos para eliminar o parasita.