Prados, 19 de Novembro de 2017 :: 22 visitantes online.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Publicado em 20/10/2017 09:50:00

A Prefeitura Municipal de Prados, através do departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, estará em campo, a partir da próxima segunda-feira (23), para vistorias em residências e pontos comerciais da zona urbana da cidade para verificar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.

A ação denominada LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) é uma metodologia que ajuda a mapear os locais de altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, alerta sobre possíveis pontos de epidemia da doença.

O objetivo do levantamento é mostrar o índice de infestação predial(porcentagem de casas com a presença do mosquito), quantidade de criadouros e tipos predominantes, além da dispersão de mosquito pelos bairros.

Segundo André Neves, Guarda de vigilância epidemiológica, o levantamento permite ter uma perspectiva de como será o cenário do município durante o verão, no que diz respeito à possiblidade de casos da doença e até mesmo uma epidemia. “É muito importante a colaboração de todos, nos permitindo a entrada nas residências e estabelecimentos, e, ainda, contribuindo para a eliminação de possíveis focos”, esclarece ele.

O trabalho dos agentes se estenderá pelos dias 24 e 25 de outubro.

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, além de outras doenças.