Prados, 16 de Dezembro de 2017 :: 26 visitantes online.

PRADOS SEDIOU ETAPA DO 1º CIRCUITO SUL MINEIRO DE ORIENTAÇÃO

Publicado em 09/10/2017 10:30:00

A Prefeitura de Prados, através da Secretaria de Esportes, apoiou, a 6ª etapa do Circuito Sul Mineiro de Orientação que foi realizado, ontem (08), no Bichinho.

Às 9 horas da manhã foi dada a largada com a participação de muitos clubes de Orientação e com atletas de várias cidades. Os atletas Fernando e Lívia Neri representaram nossa cidade na competição.

Segundo o Secretário de Esportes, a Prefeitura além de fornecer frutas aos atletas, disponibilizou banheiros químicos. Mimo disse ainda que no próximo ano a final poderá ser realizada em Prados. “Coloquei-me à disposição para que isto aconteça e há um interesse da organização em trazer a final para a região, pois há um grande número Clubes e de praticantes do esporte.”
Guilherme Oliveira e Renato Patrocinio percorreram um dos menores circuitos da prova para conhecer a modalidade.

Conheça um pouquinho deste esporte

Orientação é um esporte cujo objetivo é percorrer uma determinada distância em terreno desconhecido e variado (florestas mais ou menos densas, relevos acidentados, terrenos com areia e outros), em que o atleta recebe um mapa e tem que passar, obrigatoriamente, por determinados pontos descritos nele. O atleta pode utilizar apenas este mapa e uma bússola. O esporte pode ser praticado a pé ou de bicicleta.

A Federação Mineira de Orientação realiza o esporte na modalidade “Caminhada”.

Os atletas de Orientação são classificados pelo percurso em que competem e, além disso, pela idade e pelo sexo.

Apesar de não ser muito badalado, Orientação é um esporte em que o atleta tem contato direto com a natureza e pode ser praticado por membros de uma família, por isso é conhecido como o esporte da família ou da natureza.

O evento foi realizado pela Federação Mineira de Orientação, Organização Cosele (Clube de Orientação Serra do Lenheiro) e com o apoio do 11º Batalhão de Montanha.