Prados, 22 de Outubro de 2017 :: 91 visitantes online.

UMA VIAGEM NA HISTÓRIA DE PRADOS

Publicado em 04/10/2017 08:00:00

O prédio do antigo ginásio São José abriga em uma de suas salas, no segundo andar, o Acervo Histórico do Ivaci Oliveira, o Ratinho.

Ele conta que há mais de trinta anos vem colecionando notícias de revistas e jornais sobre Prados e guardava tudo na casa dele, quando foi convidado pela D. Diná e o sr. Zelito , para fazer parte do Instituto Histórico de Prados.

No Instituto, armazenou os seus arquivos e foi recebendo mais objetos e junto com os dele montou o Acervo. “As pessoas foram depositando confiança em mim, viram o meu esforço e a cada dia eu recebia mais e mais doações. Outro grande incentivador do meu trabalho foi o prefeito Paulo Vale ”, conta Ratinho.

A sala do ginásio ficou pequena , as janelas não podem ser abertas, pois o sol danifica as fotos, mas Ratinho não desanima: “Meu sonho é ter um espaço maior, arejado, onde eu possa levar meus objetos”, diz ele.

Algumas horas no ambiente é o bastante para conhecer a história de Prados. Fotografias doadas pelo Instituto Histórico de Prados e pessoas da comunidade estão espalhadas por toda a sala. Várias em quadros, outras afixadas num mural e dezenas avulsas. Ratinho mandou ampliar muitas com recursos próprios. Personalidades da política local e brasileira estão em quadros. Fotos de procissões, a primeira banda da Lira Ceciliana e o primeiro grupo escolar estão amareladas pelo tempo.

Livros de autores pradenses, cadernos escolares do início do século XX, maquetes de casarões, igrejas e passinhos, instrumentos musicais, rádio , tv, máquinas de escrever, bateias, pilão e outras relíquias são encontradas no acervo.

Exposições e personalidades

A primeira exposição realizada por Ivaci foi em comemoração aos 300 anos de Prados, em 2004; depois fez uma homenagem às pessoas que prestaram serviços relevantes ao município e também aos 100 anos de Tancredo Neves e, ainda, uma exposição sobre as janelas de Prados .

Em 2017, por ocasião do 313° aniversário de Prados e na Festa do Pradense Ausente, levou para a Praça Dr. Viviano Caldas, a exposição de fotos e recortes de jornais sobre a cidade. Ambas tiveram uma grande apreciação do público.

O museu já recebeu as visitas do Bispo Diocesano, Dom Celio Goulart , de Anaildo Bernardo Baraçal , diretor de fotografia, do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, dos deputados Domingos Savio e Glaycon Franco, além de turistas de vários estados brasileiros e cidades vizinhas.

Ratinho exibe orgulhoso um Livro de Ouro onde registra dedicatórias e assinaturas de todos que visitaram o museu e as exposições.

Visita de alunos

É muito comum o museu receber a visita dos alunos das escolas, principalmente, da “Adhemar Campos Filho “, que fica perto dali. A professora chega com as crianças e, Ratinho, logo vai dando inúmeras explicações sobre os objetos do acervo, sob o olhar atento e curioso da criançada .

Reconhecimento

Em maio de 2013, a Câmara Municipal de Prados, concedeu a Ivaci Lopes de Oliveira, o “Titulo de Amigo do Patrimônio”, pelos relevantes trabalhos realizados em prol do Município.

O museu não tem um horário fixo de funcionamento, mas Ratinho já avisa: “eu tenho o maior prazer em abrir o museu. É só pedir ao pessoal da Secretaria de Cultura, meus grandes incentivadores, para me ligar e eu venho!”
Então, venham conhecer e viajar no tempo no Acervo Histórico do Ratinho.