Prados, 22 de Outubro de 2017 :: 72 visitantes online.

PREFEITURA MOBILIZA POPULAÇÃO NA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER

Publicado em 30/09/2017 08:15:00

A Prefeitura Municipal de Prados, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Cristiano Varella, de Muriaé, promoveram nos dias 26 e 27 de setembro, uma campanha para prevenção do câncer de colo de útero e próstata. A ação contou com uma equipe de profissionais e da Unidade Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle, da Fundação.

A equipe de enfermagem da Atenção Básica em Saúde do município, auxiliou na coleta do material. Agentes da Estratégia da Saúde da Família e outros profissionais da secretaria de saúde, também, estiveram envolvidos na ação.

A Secretaria Municipal de Transportes disponibilizou condução para os moradores de toda a zona rural do município. Foram realizados mais de 100 exames. O resultado será entregue dentro de 60 dias na Secretaria Municipal de Saúde.

Palestra sobre câncer

A ação de saúde terminou na noite de quinta-feira , 28, com uma palestra proferida pelo Dr. Frederico Escaleira, médico oncologista da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, no Cine Teatro Municipal.

O médico fez uma explanação sobre os diversos tipos de câncer, a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura, além dos métodos de prevenção da doença.

Dr. Frederico agradeceu, em nome da Santa Casa de São João del-Rei, a colaboração da população de Prados para ajudar a adquirir o aparelho para Radioterapia. “A contribuição de todos vocês foi muito importante para a aquisição do Acelerador Linear, um aparelho que nos possibilitará a realização das radioterapias, em São João, evitando que os pacientes se desloquem para outras cidades mais distantes para o tratamento.”

Após a palestra, o Sr. Darci Assunção, fez um depoimento sobre a doença que o acometeu há 10 anos e do sucesso no tratamento sob os cuidados do Dr. Frederico. “Quando fui diagnosticado com o câncer, fazia tratamento em Belo Horizonte e os médicos disseram que teria seis meses de vida. Fiquei sabendo que, em São João del-Rei, tinha um médico muito bom, procurei o Dr. Frederico e dez anos se passaram. Estou vivo, agradeço a Deus e a este ser humano espetacular, que é o Dr. Frederico”, concluiu emocionado.

Outros pacientes, também, se encontraram com o médico. “É muito gratificante, encontrar com cada um deles e, todos, curados”, afirmou o Dr. Escaleira.

Segundo o oncologista, o Acelerador Linear é o aparelho mais moderno da região das Vertentes.