Prados, 16 de Dezembro de 2017 :: 42 visitantes online.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NA PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER

Publicado em 25/09/2017 09:18:28

A Prefeitura Municipal de Prados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar, a “Primeira Ação Preventiva Contra o Câncer”.

Para isso, a Secretaria vai contar com o ônibus consultório e profissionais da Fundação Cristiano Varella, de Muriaé, que estarão na Praça Dr Viviano Caldas, nesta terça-feira (26) e quarta (27).

Serão coletados material para o exame preventivo, que pode identificar o câncer de colo de útero, além do PSA, que ajuda identificar o câncer de próstata. O objetivo da campanha é o diagnóstico precoce das doenças.

Na terça-feira (26), de 12 às 17h, serão realizados exames preventivos e na quarta-feira (27), de 7 às 13h, exames de PSA e preventivos.

O material coletado será levado para Muriaé, analisado e o resultado enviado para a Secretaria Municipal de Saúde de Prados.

A Fundação Cristiano Varella e a Secretaria Municipal de Saúde solicitam àqueles que forem se submeter aos exames a doação de arroz, óleo de soja e leite de caixinha. Os alimentos serão repassados à Casa de Apoio da Fundação que recebe pacientes de várias localidades e ficam hospedados gratuitamente.

A ação de saúde não termina aí. Na quarta-feira (27), às 19h, no Cine Teatro Municipal, o médico oncologista Dr. Frederico Escaleira, do Centro Oncológico da Santa Casa de São João del-Rei, vai proferir palestra sobre o câncer de mama e próstata.

A palestra é uma preparação para o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e Novembro Azul, mês de prevenção contra o câncer de próstata, no município de Prados.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimativas de 2016 e 2017, apontam cerca de 600 mil novos casos de câncer no país, cerca de 180 serão de pele não-melanoma.

O câncer de próstata será o mais incidente entre os homens, com 61 mil casos.

Já, entre as mulheres, o mais comum será o câncer de mama, com quase 58 mil diagnósticos.