Prados, 22 de Outubro de 2017 :: 66 visitantes online.

PRADOS INTEGRA O ROTEIRO DA CAMINHADA RELIGIOSA DA ESTRADA REAL

Publicado em 22/09/2017 08:50:47

No último dia 03 de setembro, aconteceu a largada da peregrinação entre o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Minas Gerais, e o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

O trajeto recebeu o nome de Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), vai passar por 32 cidades mineiras e 6 paulistas, com cerca de mil quilômetros e 37 dias de duração.

É, também, conhecida por Romaria 550, pois marca o lançamento do CRER e celebra os 250 anos de peregrinação ao Santuário da Piedade, padroeira de Minas Gerais e os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Os peregrinos e turistas farão caminhadas diárias de seis horas e serão recebidos nas 36 paróquias das cidades que fazem parte do trajeto, onde outro grupo continua a peregrinação .

A previsão para a chegada ao Santuário Nacional de Aparecida é 9 de outubro.

Outras modalidades também vão participar da caminhada: cavaleiros, ciclistas e jipeiros. Os participantes podem iniciar a rota de qualquer ponto ou por etapas.

O trajeto é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, que liga a França à Espanha. Foi idealizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte com o apoio da CNBB, PUC/Minas, Fecomércio/MG, FIEMG, Sebrae/MG , Secretarias estaduais de Turismo de Minas e São Paulo.

O turista/peregrino pode adquirir o passaporte e carimbá-lo no ponto de apoio de cada cidade onde passar.

Participação de Prados

No próximo domingo, 24, Prados estará recebendo 20 jovens que participam da Caminhada Religiosa da Estrada Real (CRER). Eles serão recebidos no adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, junto com cinco peregrinos que farão todo o trajeto. Daqui, estes jovens retornam para suas casas e 20 pradenses se juntam aos turistas peregrinos até Tiradentes.

Segundo o pároco de Prados, Pe. Dirceu Medeiros, o CRER foi uma ideia muito feliz e para ele a caminhada tem finalidades diferentes; a primeira é religiosa. “Ao longo do caminho a pessoa vai revendo sua vida, vai se encontrando com as pessoas, criando laços, meditando e se aproximando de Deus. Encontrando consigo mesma e com Deus.” Padre Dirceu lembra das caminhadas bíblicas de Jesus, de Abraão e de Maria e conclui: “nossa vida é uma caminhada, nós, também estamos a caminho do céu.”

Outro aspecto importante da caminhada, segundo o padre, é a geração de rendas e fomentação do turismo para as comunidades que vão receber o turista peregrino.

Quanto ao critério para a escolha dos jovens ele diz: “Foi uma maneira de incentiva-los, nós temos que investir na juventude, o máximo que fizermos por eles, ainda é pouco.”

A previsão é que os ciclistas passem por aqui, no dia 27 de setembro, e os jipeiros, em 04 de outubro. No dia 08 de outubro todos se encontram em Guaratinguetá (SP) e seguem juntos até Aparecida.