Prados, 18 de Novembro de 2017 :: 71 visitantes online.

Cultura e desenvolvimento

Publicado em 28/06/2017 17:33:08

A Administração Municipal, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, participou na última segunda-feira, 26, de uma reunião com o Subsecretário de Desenvolvimento Integrado, Pedro Leão, o Assessor da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais de Minas Gerais (Seedif), Henrique Almeida, o Superintendente dos Arranjos Produtivos Locais, Gabriel Pereira e o Coordenador Regional do Programa de Artesanato Mineiro, no Campo das Vertentes, Leonardo Melo, em São João del-Rei.

No encontro foi discutido o grande potencial do artesanato no Campo das Vertentes, além de reconhecê-lo e inseri-lo, na política pública de fomento ao Arranjo Produtivo Local (ALP) – conjunto de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, em uma mesma região, que cooperam entre si e com entidades públicas e privadas.

Foi anunciado ainda o Projeto do Governo do Estado de realizar mutirões para fazer, inicialmente, 300 Carteiras de Artesanato na região.

Segundo Gil Santos, do Departamento Municipal de Cultura, o encontro foi muito positivo e “o reconhecimento do artesanato da região e as carteiras vão impulsionar ainda mais a divulgação de nossos artistas e suas obras.”

Participaram do evento, além do Departamento de Cultura de Prados, os secretários de Dores de Campos, Santa Cruz de Minas, Tiradentes, São João del-Rei, Lagoa Dourada e representantes de artesanatos.

As Carteiras de Artesanato propiciam ao artesão o direito de participar das feiras nacionais e internacionais, eventos, oficinas e cursos de capacitação promovidos pelo Programa Brasileiro de Artesanato (PAB).

A Seedif foi criada em setembro de 2016 com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas para os 17 territórios do Estado, que já estão com os Fóruns regionais instalados para atender às demandas de cada região.

Prados integra o Território Vertentes, Microterritório de São João del-Rei, junto com mais 16 cidades.