Prados, 16 de Agosto de 2017 :: 77 visitantes online.

XIII Encontro do Pradense Ausente

Publicado em 12/06/2017 19:44:57

Vem aí o XIII Encontro do Pradense Ausente.

A Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura e Turismo, promove o XIII Encontro do Pradense Ausente, de 14 a 18 junho.

A programação promete agitar os moradores, visitantes e filhos ausentes de Prados, com atrações culturais, caminhada fotográfica, música nos casarões, exposição de leões de madeira, orquestra de violeiros, shows e DJ com som mecânico.

A festa do tropeiro, no sábado, 17, será realizada no Parque de Exposições.

Segundo o promotor de eventos da Secretaria de Cultura, Gil Santos, o parque já tem uma infraestrutura montada e abrigará com mais conforto os pradenses e visitantes, “além de banheiros, estacionamento, seguranças facilitará a visita à exposição de leões de madeira na Quadra Poliesportiva”, pontuou Gil.

Os espaços para barracas de bebidas e comidas serão cedidos, exclusivamente, para angariação de fundos para Santa Casa de Misericórdia de Prados, APAE e AMAI e não será permitida a entrada de garrafas de vidro, cooler, bolsas térmicas e similares.

Homenagens
Serão homenageados dois grandes nomes da história pradense: José de Oliveira Moura, o Mogica, e o tropeiro Nivaldo Ribeiro Silva, o Nivaldo Cabaço.

José de Oliveira Moura, Mogica, nasceu em Prados no dia 27/10/1932 e participou ativamente da vida cultural, religiosa e esportiva da cidade. Por muitos anos foi secretário do antigo Ginásio São José/CNEC e, também, da Selaria Estrela.

Muito atuante nos movimentos religiosos, foi Ministro da Eucaristia e atuou na Pastoral das Exéquias participou com o Monsenhor Assis da primeira missa, celebrada no alto da Serra São José, em 1968.

Também, um grande incentivador do esporte, foi o primeiro presidente da ADESP, fundada em 1986, além de comentarista esportivo, com participações na Rádio Serrana e Portal de Notícias Saiba Mais MG, narrador, goleiro do Pinheirense, em 1955, e de outros times em São Paulo e Belo Horizonte e técnico do time dos Coroinhas, em 1967.

“Uma das maiores emoções vividas por meu pai foi a viagem que ele fez à Terra Santa, em 2013”, contou Flávia Moura, filha de Mogica.

A família guarda com muito carinho um caderno, onde Mogica detalhava, com fotos e legendas, as aventuras, conquistas e sonhos por ele vividos. Um verdadeiro acervo cultural.
Mogica faleceu 23/03/2016, aos 84 anos.

Nivaldo Ribeiro da Silva, mais conhecido como Nivaldo Cabaço, é tropeiro desde os 10 anos de idade, e viajava na companhia do pai, João Manoel da Silva. As viagens duravam em média 3 meses, entre idas e vindas. O destino era o Sul de Minas, até a cidade de Nepomuceno. Com o falecimento do pai, o sr. Nivaldo, aos 15 anos, continuou conduzindo a tropa de 20 burros, com outros companheiros: Lão Norato e depois Mário Dantas.

Os tropeiros levavam calçados, arreios. Passavam pelas fazendas e cidades deixavam as mercadorias e na volta vinham recebendo. Eles não se comunicavam com a família.

Às vezes, mandavam uma carta e ao chegar em Prados já havia carregamentos para outras viagens. “Eu perdi o casamento de minha irmã, Dica. Seria o padrinho, quando aqui cheguei ela já estava casada. Eu me esqueci”, risos conta ele.
Depois de muito viajar, o sr. Nivaldo começou a trabalhar só em Prados. Levava pedras e areia para as construções na cidade e zona rural.

Foi no lombo dos burros que foi levado do o material para construção do anexo da Santa Casa, de outras residências, da UCA e da torre da Igreja de Nossa Senhora do Livramento.

Hoje, o sr. Nivaldo é aposentado e , aos 72 anos, ainda tem sua tropa e faz pequenos serviços pela cidade, sendo a Serra São José um dos locais em que leva a bagagem daqueles que vão acampar por lá.

A intenção da Administração Municipal é ter o cadastro de todos os pradenses ausentes para que possam receber, antecipadamente, o convite por email para a Festa do próximo ano. Cadastre-se através do e-mail ascom@prados.mg.gov.br

Veja a programação completa do evento:
14/06 Quarta-feira:
19h - Show no Atalaia com Camilo Terra e André Cascais
(Cada sócio pode levar 2 convidados pagando R$15 reais cada)

15/06 Quinta-feira:
09h - 4ª Caminhada Fotográfica
10h - Missa Cantada na Matriz em Ação de Graças pelos 300 anos da Irmandade do Santíssimo Sacramento
15h - Procissão de Corpus Christi

16/06 Sexta-feira:
13h30 - 4º Varal Fotográfico
20h - Apresentação da Orquestra da Lira Ceciliana, na Capela do Rosário qqqe Música nos casarões
21h - Show com Danilo Neves
23h - Som mecânico com Flsash Back

17/06 Sábado:
Festa do Tropeiro no Parque de Exposições.
Exposição de leões de madeira na Quadra Poliesportiva
13h - Show com Banda Raiz