Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 50 visitantes online.

Ruínas da Fazenda da Ponta do Morro já foram tombadas pela Prefeitura

Publicado em 25/11/2016 00:00:00


 

A Fazenda da Ponta do Morro pertenceu aos inconfidentes coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes e sua esposa Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, a única mulher da Inconfidência Mineira. Lá eram feitas reuniões dos inconfidentes e, narra a história, que o inconfidente - único negro - Vitoriano Gonçalves Veloso, que nomeia a Comunidade do Bichinho, em Prados, teria saído da fazenda Ponta do Morro portando um bilhete escrito por Hipólita Jacinta, ao padre Carlos Corrêa de Toledo e Mello, vigário da Comarca do Rio das Mortes e destinado aos conjurados mineiros, alertando-os sobre a ação do governo que terminou com a prisão, degredo ou morte dos inconfidentes.

Consta, também, que no ano de 1929 a sede da fazenda foi demolida e de lá foram levados todos os bens históricos e a própria estrutura física, como madeirame e outros, que ornavam o belo casarão.

O tombamento:

A ação do tombamento teve início, ainda no ano de 2015, através de uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Prados, do Ministério Público de Minas Gerais, da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais e do Laboratório de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da Universidade Federal de Minas Gerais, quando foram feitos os estudos para o tombamento das ruínas da histórica Fazenda da Ponta do Morro, em Prados.

Depois dos estudos realizados, no dia 23 de maio deste ano a Prefeitura emitiu o Decreto Municipal nº 2.964 para o tombamento nos seguintes termos:

Artigo 1º, Fica tombado, a partir da presente data, o núcleo arqueológico das ruínas da Fazenda da Ponta do Morro (Horta do Morro) localizado na Estrada Parque Passos dos Fundadores, por seu valor Natural e Histórico.

Artigo 2º Este bem de Domínio Público fica sujeito às diretrizes de proteção estabelecidos pela lei nº 1.679, não podendo ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Prados.

A Prefeitura solicita às pessoas, moradoras ou não de Prados e região, que possuindo fotografias, desenhos ou algum documento que aponte de alguma forma a Fazenda da Ponta do Morro, entrem em contato com o Departamento de cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Prados (32) 3353-6388 R-31, para que possam ser feitas cópias, que passarão a integrar o acervo do tombamento das ruinas da Fazenda da Ponta do Morro. A Fazenda possui uma grande importância histórica para Prados, para Minas Gerais e para o Brasil.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: