Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 55 visitantes online.

Quando chamar o SAMU?

Publicado em 17/05/2016 00:00:00


 

Muitas pessoas estão acostumadas a solicitar uma ambulância na Santa Casa quando alguém passa mal. Isso é correto?

Vamos explicar algumas coisas que precisam ser observadas pela população. A Santa Casa atende por uma Central de Regulação através do programa SUS Fácil, mas o SAMU, ao ser acionado, encaminha o paciente para o hospital que dará uma melhor resposta ao quadro do doente e muitas vezes, é a ação do SAMU que salva a vida do enfermo no local.

Porque isso acontece?

Nos casos de menor gravidade o atendimento na Santa Casa é o mais indicado, pois lá existem os recursos necessários para o bom atendimento. Porém, quando o caso é grave, considerado de urgência ou emergência, quem deve ser chamado é o SAMU, pelo telefone 192. O SAMU dará orientações ou removerá para o hospital mais indicado.

Urgências e Emergências:

São considerados Urgências e Emergências os casos de: ocorrências cardiorrespiratórias, dor no peito de aparecimento súbito (que pode ser enfarte); situações de intoxicação ou envenenamento; acidentes de trânsito com vítimas; perda de consciência e crises: ataques e convulsões; queimaduras graves; traumas: fraturas, tórax, crânio e abdômen; sangramentos graves, hemorragias; trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do feto; quedas acidentais ou atropelamentos, e em todos os casos em que houver risco de vida.

Porque o SAMU é que deve ser chamado nestes casos:

O SAMU realiza o atendimento por intermédio de ambulâncias em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas especializados para este tipo de atendimentos. Ao avaliar a situação do paciente, quando é o caso, com poder de autoridade sanitária, o médico regulador do SAMU comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Além das ambulâncias o SAMU conta com UTI’s móveis e até helicópteros para o atendimento. Os veículos são equipados com suporte básico e suporte avançado de vida para casos simples e intervenções rápidas.

Salvando Vidas:

O rápido atendimento do SAMU pode salvar uma vida. Enquanto no atendimento do SUS Fácil o paciente é atendido e nos casos graves aguarda as vezes, um, dois ..., cinco ou mais dias para conseguir uma internação em UTI, através de uma transferência entre hospitais, o SAMU encaminha o paciente para o hospital especializado mais próximo da vítima, garantindo com isso um atendimento rápido e seguro. O recebimento do paciente encaminhado pelo SAMU tem prioridade na internação, sendo recebido e atendido imediatamente.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: