Menu Lateral
 
Prados, 23 de Abril de 2017 :: 78 visitantes online.

Vigilância Sanitária faz palestras para manicures

Publicado em 03/05/2016 00:00:00


 

 

Continuando o ciclo de palestras para os setores da sociedade que oferecem serviços pertinentes à Saúde Pública, o Setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura realizou na segunda-feira (02/05) uma palestra para as manicures de Prados.

O objetivo foi alertar e orientar as provisionais sobre as doenças que podem ser transmitidas no trabalho de manicuragem e as formas de preveni-las.

 

 

 

Alicate coletivo é proibido:

Uma das principais determinações do setor refere-se à proibição do uso de alicates de cutículas coletivo. Segundo a informação prestada pela bioquímica da Prefeitura Cláudia Batista Zanotti, “ao compartilhar materiais em salão de beleza as pessoas estão propensas a contrair além de micoses, Aids, hepatite B e hepatite C”. Ela alerta que para contrair hepatite basta 0,000025 mililitros de sangue para transmitir o vírus, portanto, a situação é alarmante, pois a quantidade é microscópica.

A orientação dada pela palestrante é para que cada cliente, ao buscar os serviços de manicure, deverá levar seu quite de unha, pois o que não for descartável como alicate, espátula e outros deve ser de uso exclusivo.

Durante a palestra as manicures foram informadas de que os instrumentos utilizados podem se tornar veículos de agentes infecciosos se não forem descartados ou não passarem por descontaminação após cada uso. Os serviços prestados fora das normas de biossegurança e que não adotam procedimentos adequados de desinfecção e esterilização podem transmitir doenças infecciosas e, ainda, provocar lesões dermatológicas. Assim, somente com a utilização do aparelho chamado autoclave é possível destruir os vírus, ou seja, se o estabelecimento não possui este equipamento, a esterilização não está sendo feita.

As profissionais de manicure, além de terem sido orientadas sobre como atuar corretamente para evitar a contaminação de seus clientes, receberam também a orientação de procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atualizar a vacina contra hepatite B. 

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: