Menu Lateral
 
Prados, 26 de Abril de 2017 :: 66 visitantes online.

Minicurso gratuito, à distância, para jovens desenvolverem aplicativos de Smartphones Android

Publicado em 06/04/2016 00:00:00


 

Trata-se do Projeto Saberes D’Avó, desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei. O projeto busca ensinar programação introdutória, estreitando os laços entre gerações. Os alunos vão ficar aptos a produzir um aplicativo do tipo quiz, de perguntas e respostas, de acordo com a experiência dos idosos entrevistados.

O objetivo do projeto é ensinar a programação introdutória que permitirá o estreitamento dos laços entre as gerações. Os alunos vão produzir um aplicativo de perguntas e respostas baseado nas experiências vividas pelos idosos.

Para difundir o ensino da programação introdutória, o Projeto Saberes D’Avó está oferecendo aos jovens a primeira edição do minicurso à distância, em plataforma online, que levará o ensino da programação introdutória aos participantes.

O minicurso é gratuito. Os alunos poderão sanar as dúvidas através de um fórum de discussão na própria plataforma do minicurso e receberão total apoio de uma tutora à distância.

Durante o minicurso os alunos vão entrevistar seus avós ou algum idoso para coletar dados sobre sua experiência de vida. Para isso é importante primeiro esclarecer aos idosos o papel fundamental que eles têm com a contribuição de suas experiências de vida para o aprendizado dos mais jovens.

Para participar serão selecionados os primeiros alunos inscritos. Os candidatos precisam ter idade entre 12 e 18 anos, possuir um computador com acesso à internet e ter disciplina para fazer as atividades do minicurso. A duração será de um mês, com início no dia 12 de abril.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de abril pelo link: http://goo.gl/forms/isEgwlPx29, onde preencherão o formulário próprio. Os selecionados serão notificados por e-mail no dia 10 de abril.

Para avaliação os alunos responderão uma prova online e devem entregar um aplicativo finalizado. Após concluídas as tarefas, atingindo os critérios mínimos de avaliação receberão um certificado de participação no Projeto.

O Projeto Saberes D’Avó foi idealizado pela graduanda em Ciência da Computação da UFSJ Laíza Ribeiro e pelo professor do Departamento de Ciências da Computação da UFSJ Dárlinton Carvalho.

A primeira edição do Projeto foi realizada em 2015 na Escola Estadual Dr. Viviano Caldas, em Prados. Os alunos participaram das aulas presenciais e desenvolveram um aplicativo. A segunda edição está sendo realizada, também de forma presencial, na Escola Estadual Duque de Caxias, em Dores de Campos.

Conheça mais o Projeto em: https://www.facebook.com/projetosaberesdavo .

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: