Menu Lateral
 
Prados, 23 de Abril de 2017 :: 16 visitantes online.

Fechado acordo com a Copasa para água no Bichinho, Estação e Coqueiro

Publicado em 05/04/2016 00:00:00


 

Falta de água nas três comunidades vai acabar de vez!

O prefeito Liu, acompanhado pelo chefe de Gabinete da Prefeitura Reginaldo do Nascimento, manteve reunião com o Diretor de Operações Sul, da Copasa, Frederico Delfino, o chefe do Departamento Operacional Faissal Emílio Dabien Haddad e a secretária Elke Oliveira Houghton. Onde foi fechado acordo para a implantação do sistema de água na Comunidade do Bichinho.

Como contrapartida a Copasa vai indenizar o Município pelos ativos já existentes na comunidade e ainda, vai furar poços artesianos nas comunidades da Estação de Prados e do Coqueiro.

A Prefeitura já vem trabalhando há quase um ano para solucionar o problema de falta de água nas três comunidades. Para isso foi feita primeiro uma Audiência Pública no Bichinho, quando o problema foi discutido com a comunidade e a solução apontada foi a implantação da Copasa na localidade.

A partir daí o prefeito Liu passou a desenvolver negociações com a Copasa, para encontrar o melhor termo para atender a realidade do Município de Prados e as necessidades das três comunidades.

Nesta sexta-feira, dia 1º de abril o acordo foi finalmente fechado e brevemente os moradores das três comunidades não precisarão conviver mais com o problema da falta de água.

Problema vinha se agravando com o passar do tempo:

No Bichinho, devido ao crescimento da comunidade, bem como ao grande volume de público flutuante, representado pelo turismo e pelo comércio de artesanato, a cada ano o volume de água fornecido pelo sistema de abastecimento da Prefeitura ficava mais insuficiente para atender as necessidades da comunidade, das pousadas, bares e restaurantes. Com mais alguns anos a comunidade corria o risco de ter sua economia prejudicada pela diminuição do fluxo de turistas devido à falta de água.

Nas comunidades do Coqueiro e da Estação de Prados o problema também já era antigo. No Coqueiro a Prefeitura chegou a perfurar um novo poço semiartesiano para garantir o abastecimento, mesmo assim o volume de água foi insuficiente.

Na Estação de Prados a falta de água também é antiga. O sistema de abastecimento da Prefeitura é insuficiente para atender as necessidades da comunidade.

Com isso, nos últimos anos, a Prefeitura vinha sendo obrigada a contratar caminhões pipa para abastecer as duas comunidades. Agora, com a perfuração dos poços artesianos o problema será sanado de vez.

Para concluir só falta a Copasa encaminhar à Prefeitura o Protocolo de Intenções, que ficou de ser enviado ainda esta semana e em seguida a Prefeitura encaminhar à Câmara Municipal uma solicitação para adequar a Lei.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: