Menu Lateral
 
Prados, 25 de Abril de 2017 :: 64 visitantes online.

Abertas as inscrições do Programa Terra Fértil para aquisição de calcário

Publicado em 15/03/2016 00:00:00


 

Pelo quarto ano consecutivo a Associação dos Produtores Rurais (ARP) abriu inscrições para os produtores rurais de Prados, associados à entidade, realizarem a compra conjunta de calcário para correção de solos, com redução de custos.

O Programa Terra Fértil, de incentivo à produtividade agrícola, foi criado em parceria pela Prefeitura de Prados, através do Departamento Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Abastecimento, com a ARP e apoio da Emater. Através dele a compra do produto é feita em conjunto pelos produtores e com isso, conseguindo uma redução do custo. A Prefeitura, por sua vez, beneficia os produtores arcando com os custos de transporte do produto que é entregue em sacos de 50 quilos nas propriedades rurais participantes.

Inscrições abertas:

As inscrições para participar do Terra Fértil vão de 14 de março a 29 de abril e devem ser feitas na ARP ou no Departamento de Agropecuária. As amostras para análise de solo tem que ser encaminhadas à Emater até 20 de maio. A participação no programa proporciona aos produtores rurais uma economia de até 50% do valor de comercialização de calcário em nossa região.

A ARP é responsável pela organização do Programa junto aos produtores, através da inscrição, coleta de análise de solos a serem interpretadas pela Emater, compra do calcário, recebimento dos valores devidos de cada etapa e organização da logística da entrega nas propriedades.

A Prefeitura disponibiliza caminhões para buscar e entregar nas propriedades a quantidade de calcário estipulado pela ARP, já embalado em sacos de 50 quilos cada.

Para participar o produtor pradense tem que ser associado à ARP. Caso não seja e tenha interesse em adquirir o produto, ele deve procurar a Associação com urgência, para associar-se e passar a usufruir do benefício.

Avaliação da Emater

Segundo o engenheiro agrônomo Bolivar Cunha dos Santos, responsável pela Emater em Prados “com o regime de chuvas, até o momento, esperamos que o ânimo do produtor para a próxima safra tenha melhorado, com áreas novas a serem plantadas, por isso a importância deste programa. Em um solo corrigido a absorção pela planta da adubação de plantio e cobertura é muito maior, proporcionando uma maior produtividade da cultura implantada. Sem correção chega-se a perder 70% do adubo colocado no solo, pois a planta não consegue absorver, portanto é dinheiro jogado fora”, informa Bolivar.

Para maiores informações os produtores devem procurar a Associação dos Produtores Rurais de Prados (ARP), que funciona junto ao Departamento de Agropecuária, no prédio da Câmara.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: