Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 55 visitantes online.

Saúde esclarece população sobre ações de combate ao Aedes aegypti

Publicado em 26/02/2016 00:00:00


 

Para o combate do mosquito Aedes aegytpi o Departamento Municipal de Saúde (DMS) está criando em Prados uma verdadeira “Malha Social Solidária” entre a comunidade que tem se mostrado preocupada consigo e com todos à sua volta. As ações vem sendo desenvolvidas pelos Agentes de Vigilância Epidemiológica e pelas Agentes Comunitárias de Saúde em todo o Município.

Durante o trabalho já foram percorridos quase todos os imóveis do Município, agora as equipes de combate estão retornando aos imóveis que foram encontrados fechados durante o dia. Os próprios moradores, preocupados em combater os criadouros estão agendando no Departamento de Saúde as visitas domiciliares em suas residências.

Desde o início dos trabalhos, a chamada Patrulha da Dengue, composta pelos Agentes de Combate à Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde estão entregando nas casas e também foram entregues pelo Correio, folders com as informações necessárias para o combate dos criadouros, e da campanha “10 Minutos contra a Dengue”. Durante as visitas domiciliares são feitas também orientações aos moradores, além de uma verificação geral nos imóveis para constatar e eliminar possíveis criadouros.

Caixas d’água bem vedadas;

Os agentes de Vigilância epidemiológica fazem um alerta à população. Um dos maiores problemas que eles tem encontrado são referentes as caixas de água mal tampadas. Muitas vezes as pessoas utilizam uma tampa quebrada ou mesmo tábuas ou outros materiais para cobrir as caixas. Porém, como não fica uma boa vedação o local se torna ideal para o aparecimento de criadouros do mosquito.

“Estamos olhando em todas as casas que visitamos a situação das caixas de água. Onde a encontramos mal vedada colocamos uma tela apropriada para impedir a entrada do mosquito e com isso evitamos o surgimento de criadouros”, explica o Chefe da Vigilância Epidemiológica de Prados, André Luiz Neves (Fronha).

Através da ação da Patrulha da Dengue, o Departamento de Saúde promoveu mutirões de limpeza em dias específicos e notificou por escrito os moradores que não colaboraram com a limpeza de suas residências. Foram feitas também inspeções na vizinhança de todos os casos suspeitos de dengue apurados pelo Departamento Municipal de Saúde.

A Prefeitura fez ainda aprovar uma Lei na Câmara Municipal, que prevê sanções mais rigorosas para os infratores que permitirem em sua propriedade a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti e agora as multas são maiores e mais pesadas para os infratores.

Em meados de fevereiro o DMS realizou uma palestra com a pesquisadora Denise Valle, da Fiocruz, que é especialista em mosquito. A palestra contou, ainda, com a Epidemiologia da Regional de Saúde de São João del-Rei, da Secretaria de Estado de Saúde de MG e de uma enfermeira especialista, da Prefeitura de São João del-Rei.

Novas ações:

Na próxima semana serão feitos novos mutirões para o combate aos criadouros, para isso estão sendo confeccionadas faixas para pontos estratégicos da cidade e novos materiais explicativos e de orientação para a população.

Atualmente 23 pessoas do Departamento Municipal de Saúde estão diretamente envolvidas no combate ao mosquito: 1 chefe de serviços de Epidemiologia, 3 agentes de endemias e 19 agentes comunitárias de saúde. Um grupo coordenador se reúne periodicamente para avaliar e traçar novas estratégias, composto pela Diretora Municipal de Saúde, pelo Chefe de Epidemiologia, pela coordenadora da Epidemiologia, enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e da Santa Casa.

Para a Diretora Municipal de Saúde Consuelo Gonçalves Ferreira, o melhor caminho agora para a cidade vencer o combate ao mosquito é a criação de uma malha solidária e voluntária que vai auxiliar na diminuição dos focos e evitar que novos apareçam. Um parceiro que converse com seus vizinhos, amigos e familiares e até mesmo, ajudando os vizinhos em mutirões de limpeza de suas hortas e quintais.

Cuidados mínimos que evitam a transmissão:

Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;

Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. Retire o fundo de embalagens ao descarta-las;

Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos – a água deve ser trocada diariamente;

Mantenha piscinas devidamente tratadas;

Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante que tampe bem os recipientes.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: