Menu Lateral
 
Prados, 26 de Abril de 2017 :: 126 visitantes online.

Programa Terra Fértil continua beneficiando Produtor Rural

Publicado em 24/02/2016 00:00:00


 

O Programa Terra Fértil de incentivo à produtividade agrícola,  criado pela Prefeitura de Prados em parceria com a Associação dos Produtores Rurais de Prados (ARP) e Emater/MG, continua alavancando a produção agrícola do Município.

No final de 2015 foi realizada novamente a compra conjunta de calcário, para a correção de solos das propriedades rurais de produtores associados à ARP. Foram adquiridos 180 toneladas de calcário, distribuído entre 14 propriedades rurais.

Os produtores participantes do programa realizaram primeiro as análises do solo e a Emater receitou o calcário que foi adquirido pela ARP. A Prefeitura se encarregou de buscar o calcário, que já veio embalado em sacos de 50 quilos e distribuí-lo nas propriedades participantes.

Em 2015 o Programa Terra Fértil criado pela Prefeitura por solicitação da Associação dos Produtores Rurais de Prados (ARP), entrou em seu segundo ano já coroado de sucesso. O prefeito Liu, em reunião realizada em março com o diretor de Agropecuária Márcio Ladeira e o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Prados (ARP), Vitor Moura Júnior, autorizou a renovação da parceria.

O Programa é desenvolvido pelo Departamento Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (DAM) em parceria com a ARP e apoio da Emater/MG, para distribuir calcário para os produtores rurais.

Através da Parceria o calcário para a correção de solos é comprado e o produtor rural é beneficiado com uma economia de aproximadamente 50% do custo do calcário praticado em nossa região.

A ARP é responsável pela organização do Programa junto aos produtores, através da inscrição, coleta de análise de solos a serem interpretadas pela Emater, compra do calcário, recebimento dos valores devidos de cada etapa e organização da logística da entrega nas propriedades.

A Prefeitura disponibiliza caminhões para buscar e entregar nas propriedades a quantidade de calcário estipulado pela ARP, já embalado em sacos de 50 quilos cada.

Avaliação da Emater

Segundo o engenheiro agrônomo Bolivar Cunha dos Santos, responsável pela Emater em Prados “com o regime de chuvas, até o momento, esperamos que o ânimo do produtor para a próxima safra tenha melhorado, com áreas novas a serem plantadas, por isso a importância deste programa. Em um solo corrigido a absorção pela planta da adubação de plantio e cobertura é muito maior, proporcionando uma maior produtividade da cultura implantada. Sem correção chega-se a perder 70% do adubo colocado no solo, pois a planta não consegue absorver, portanto é dinheiro jogado fora”, informa Bolivar.

Apoio à distribuição de soja e outros programas

A compra conjunta de soja pela ARP, também tem parceria da Prefeitura, na distribuição do produto. Atualmente estão sendo adquiridas 35 toneladas de soja por mês, que é distribuída aos associados interessados. É uma forma encontrada pela parceria para desonerar o produtor do carreto pago pelo transporte até a propriedade. Isto implica em uma economia considerável por parte dos produtores, pois além de adquirir o produto mais barato, ainda o recebe na propriedade.

Além destes dois programas citados acima, a Associação dos Produtores Rurais promove várias compras conjuntas durante o ano, como produtos veterinários, ferramentas, detergentes para ordenhadeiras, iodo e vários outros produtos. Também é efetuada a compra conjunta de adubos de plantio e cobertura e sementes de grãos e pastagens.

“Essas compras beneficiam muito o produtor, pois para termos lucro na atividade o primeiro passo é realizar uma compra bem feita, com produtos mais baratos, reduzindo os custos de produção”, conclui Bolivar.

Para 2016 os produtores interessados na compra conjunta e nos outros programas desenvolvidos pela parceria, e que ainda não estão participando do Programa Terra Fértil devem se associar a ARP para também ter direito ao benefício.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: