Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 38 visitantes online.

Notícias sobre a Dengue em Prados

Publicado em 22/01/2016 00:00:00


 

Em 2016, até a data de hoje temos 9 casos suspeitos de dengue e 01 caso confirmado como positivo, morador de Prados.

  • As equipes das Unidades de Saúde e da Santa Casa estão tecnicamente preparadas para acolher e identificar os sintomas da dengue e dar o acompanhamento adequado.
  • Em todos os casos suspeitos são feitos os exames necessários para o acompanhamento do paciente e para a identificação sorológica da doença.
  • Todos os casos suspeitos notificados pelas unidades básicas de Saúde e pela Santa Casa são investigados para saber, entre outras coisas, se é um caso originado me Prados ou em outro município e qual local provável onde ocorreu a transmissão.

A equipe de Saúde está mobilizada desde o início do ano no combate ao mosquito da dengue. Várias ações estão sendo realizadas e foram programadas até dia 30 de janeiro – momento 1 do combate ao vetor na campanha “10 minutos contra a Dengue”:

  • Reunião no Teatro municipal sobre a situação da dengue em Prados e ações previstas para o seu controle. Todos os profissionais da saúde estavam presentes contou também com a presença de representantes da Santa Casa, vereadores, Polícia Militar e do Conselho Municipal de Saúde.
  • Capacitação de todas as Agentes Comunitárias de Saúde com a Regional de Saúde de São João del Rei / SES MG para ações de vistoria nos imóveis urbanos.
  • Todas as casas estão sendo vistoriadas e seus moradores informados de como evitar que o mosquito se prolifere.
  • O entorno dos locais onde há suspeitos de dengue estão sendo vistoriados.
  • Limpeza dos locais públicos pela Prefeitura Municipal
  • Cartilhas e material educativo
  • Há uma equipe especificamente designada para acompanhar diariamente todas as ações e novas informações sobre a dengue em Prados composta pela Secretária de Saúde, pelo chefe de Vigilância Epidemiológica, pela Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica e pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
  • Ações de mobilização em vários locais da cidade, que se iniciarão no Quebra Castanha, Bichinho e Pinheiro Chagas
  • Busca de parcerias com as autoridades públicas, empresários, igrejas e grupos sociais e vários membros da comunidade para agirem como corresponsáveis pelo combate à dengue.
  • Toda semana será publicado o número de casos suspeitos, confirmados e descartados que ocorrerem no município
  • Projeto de Lei foi enviando à Câmara Municipal instituindo notificações e sanções para locais privados e públicos que não estiverem limpos e livres de possíveis criadouros do Aedes aegypti

O que você pode fazer para eliminar o foco do mosquito?

Já parou para pensar nisso?

Se você tirar dez minutos da semana para fazer uma vistoria na sua casa, na escola ou no trabalho é possível acabar com essa doença.

O Departamento de Saúde de Prados, aderindo a mobilização da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, abraça a campanha 10 Minutos Contra a Dengue

Esta nova abordagem é fruto de uma pesquisa elaborada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, que foi inspirada em uma estratégia adotada em Cingapura, no Sudeste Asiático. Ao reservar dez minutos semanais para a limpeza das residências, os moradores daquela localidade conseguiram controlar o Aedes aegypti e, com isso, eliminar possíveis criadouros.

Confira alguns cuidados simples que evitam a transmissão:

  • Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;
  • Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. Latas, caixas de leite e similares, é recomendável retirar o fundo para descartar;
  • Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
  • Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
  • Mantenha piscinas devidamente tratadas;
  • Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante que tampe bem os recipientes.

A Patrulha da Dengue irá percorrer os bairros de Prados, começando pelos locais onde foram encontrados mais criadouros de Aedes aegypti.

Segunda-feira, dia 25/01 – Bairro Quebra Castanha: Concentração na Praça Dr. Viviano Caldas às 08 horas, de onde seguirá para a Quebra Castanha.

Quarta-feira, dia 27/01 -  Bichinho: concentração na Praça da Igreja.

Sábado, dia 30/01 – Bairro de Pinheiro Chagas.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: