Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 27 visitantes online.

Dengue: você pode acabar com ela

Publicado em 19/01/2016 00:00:00


 

Não bastam todos os esforços da área governamental. Se a comunidade não participar todo o trabalho que vem sendo realizado não surte efeito e o Aedes aegypti vai proliferar em nosso município.

A Prefeitura sozinha não consegue efetivar um combate de 100% dos focos. É preciso também a participação da comunidade cuidando de suas casas, de seu lixo e denunciando à Vigilância Epidemiológica as irregularidades que encontrar.

Você pode fazer sua parte dando um destino correto ao lixo doméstico. Vasilhames que acumulam água devem ser perfurados e colocados na sacolinha de lixo nos dias e horários da coleta pela Prefeitura. Toda latinha, garrafa, pet ou outros objetos jogados na horta de sua casa podem se transformar em criadouro do mosquito e será a sua própria família a mais prejudicada.

Prados está empenhada nesta luta e cada um tem que fazer a sua parte, pois a população é a maior responsável na eliminação dos possíveis focos de Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

Em uma pequena volta que demos pela cidade veja quanta irregularidade encontramos no descarte incorreto de lixo.

O depósito de entulho localizado na estrada do Carassa também está apresentando problemas pela falta de respeito de alguns cidadãos, que insistem em jogar lixo doméstico lá. Como nos outros lugares os vasilhames jogados ali também se transformam em criadouros do Aedes aegypti. O depósito de entulho é destinado apenas ao entulho. Seja um cidadão consciente, denuncie também à Vigilância Epidemiológica o descarte incorreto de lixo lá.

Vigilância Epidemiológica do Município: 3353-6245 ou 3353-6280

Vem aí a campanha “10 minutos contra a Dengue”

O Departamento Municipal de Saúde está mobilizado no combate à Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. Para isso foi realizada na semana passada um reunião com a participação de médicos, enfermeiros, agentes de saúde, agentes de Vigilância Sanitária/Epidemiológica do Município, a farmacêutica e o Conselho Municipal de Saúde, a diretora do Departamento Municipal de Saúde de Prados, Consuelo Gonçalves Ferreira mobilizou todos os servidores da Saúde de Prados, na composição de uma Sala de Situação e Controle para o combate às doenças.

Participaram ainda da reunião a Polícia Militar e os vereadores Daniel Fonseca e Silva de Carvalho, Martiniano Moreira de Carvalho, Dejair José da Trindade Teixeira, José Marques da Costa Neto e o administrador da Santa Casa Iraí Silva de Carvalho e a enfermeira Nilce.

Consuelo explicou a Campanha, informando também que trata-se de um esforço conjunto entre os governos Federal, Estaduais e Municipais. Logo em seguida a Secretária fez um relato sobre as doenças (Dengue, Chikungunya e Zica Vírus), mostrando a situação atual das mesmas no Brasil, em Minas Gerais e em Prados. Ela ressaltou que no Município até então apenas um caso de Dengue já foi confirmado, porém, em uma pessoa que não reside aqui.

A Secretária informou que a mobilização tem por principais objetivos: intensificar a Campanha de Combate ao mosquito Aedes aegypti; inspecionar 100% dos domicílios e instalações públicas; realizar ações e atividades de educação sobre o manejo ambiental, incluindo ações de combate a vetores; orientar a população de maneira geral sobre os sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e prevenção individual e coletiva; mobilizar a comunidade para desenvolver medidas de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores; discutir e planejar de modo articulado e integrado com as equipes de vigilância ações de controle vetorial; e encaminhar os casos identificados como de risco epidemiológico e ambiental para as equipes de endemias quando não for possível ação sobre o controle de vetores.

“10 minutos contra a Dengue”

Para auxiliar o combate será lançada a Campanha 10 minutos contra a Dengue, que é uma nova abordagem fruto de uma pesquisa elaborada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, que foi inspirada em uma estratégia adotada em Cingapura, no Sudeste Asiático. Ao reservar dez minutos semanais para a limpeza das residências, os moradores daquela localidade conseguiram controlar o Aedes aegypti e, com isso, eliminar possíveis criadouros.

Você também pode acabar com a dengue

Veja abaixo fotos de algumas irregularidades que encontramos.

Cuidados mínimos que evitam a transmissão:

Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;

Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. Retire o fundo de embalagens ao descarta-las;

Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos – a água deve ser trocada diariamente;

Mantenha piscinas devidamente tratadas;

Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante que tampe bem os recipientes. 

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: