Menu Lateral
 
Prados, 23 de Abril de 2017 :: 19 visitantes online.

Prefeitura realiza poda de árvores que oferecem risco

Publicado em 12/01/2016 00:00:00


 

Nesta segunda-feira e terça-feira a Prefeitura está realizando a poda das árvores localizadas em áreas públicas que oferecem risco para a população. O serviço foi realizado ontem na área central da cidade e hoje em Pinheiro Chagas e Taipa.

Já há mais tempo as árvores estavam precisando ser podadas. As árvores são muito altas e por causa disso para a poda ser realizada é necessária a utilização de equipamentos diferenciados e pessoal especializado, desde o início do ano passado a responsável pelo Codema, Keila Maria Velho está tentando conseguir uma empresa que realize este tipo de serviços, o que não tem em nossa região e o deslocamento do caminhão até Prados fica ainda mais oneroso aos cofres públicos.

No último final de semana uma empresa do Rio de Janeiro que montou a iluminação natalina em São João del-Rei estava retirando os enfeites naquela cidade. A Prefeitura aproveitou para manter contato com o responsável pelo serviço, que se prontificou a realizar a poda em Prados, utilizando caminhão Munk, com braço de 25 metros de comprimento e pessoal habilitado para efetuar a poda sem riscos à população.

A poda:

Aqui em Prados as árvores de dois locais oferecem mais riscos, um na saída de Pinheiro Chagas e o outro na Praça Dr. Viviano Caldas.

Para realizar a poda a Prefeitura solicitou o apoio, orientação e supervisão do engenheiro florestal do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Gestor das Unidades de Conservação da Serra de São José, Itamar Christófaro Silva, o qual, sempre que a Prefeitura solicita, nos atende com a maior presteza.

Na Praça a primeira poda foi realizada na palmeira localizada atrás do coreto. Itamar constatou que a palmeira está sadia, sendo necessário apenas o desbaste das folhas mais velhas sempre que necessário. O serviço foi realizado e agora a palmeira não oferece mais riscos à população.

Ao verificar as outras árvores Itamar constatou, também, que a amendoeira localizada em frente à Pizzaria Akásos está com o tronco oco e com raízes podres. Inclusive, dia 10 de janeiro uma ramificação do tronco caiu na parte da manhã. Sorte que não havia ninguém na hora, pois poderia ter acontecido uma tragédia. A recomendação técnica para este caso foi a remoção de toda a árvore. A poda radical foi realizada e agora a Prefeitura vai retirar o toco que restou e plantar outra no local.

Cemig prejudica a poda:

A Prefeitura já vinha solicitando desde o início do ano passado que a Cemig realizasse a poda das árvores que estão junto da rede elétrica na Praça Dr. Viviano Caldas, na saída de Pinheiro e na Praça Getúlio Silva. Mas sempre recebia a resposta de que não tinham gente para fazer o serviço. Keila procurou saber do responsável na Cemig que atende a Prefeitura, se conhecia alguma empresa na região que fizesse esse tipo de poda, mas ele disse que não conhecia. Keila procurou também a Empresa JM construções Elétricas que presta serviços para Cemig, e esta também, além de não fazer o serviço, não conhece quem o faça.

Como a contratação foi emergencial, na segunda feira o chefe de gabinete, Reginaldo do Nascimento e o funcionário aposentado da Cemig, César velho, foram até o escritório da Cemig para que a empresa desligasse a energia nos pontos onde seriam podadas os galhos que estão junto da rede de alta tensão. O agente da Cemig até que tentou convencer a empresa da urgência, mas infelizmente não conseguiu sensibilizar a gerência responsável.

Nestes dois dias estão sendo feitas podas, mas infelizmente e por falta de compreensão da Gerência da Cemig responsável pelo desligamento da rede de alta tensão, esse serviço terá que esperar mais um pouco.

Liu disse que agora vai levar esse assunto até o Governo de Minas, para que esse possa interceder, pois a poda junto da rede de alta tensão é de responsabilidade da Cemig e ela não a faz. A Prefeitura contrata o serviço e a única coisa que a Cemig teria que fazer era deslocar uma equipe para interromper a energia, o que não foi feito “Agora eles terão que fazer”, afirmou Liu.

A Prefeitura agradece ao engenheiro florestal Itamar Christófaro Silva, que juntamente com o IEF tem sido sempre um grande parceiro do Município e participa com a maior presteza de todas as ações que desenvolvimentos neste setor.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: