Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 6 visitantes online.

Agropecuária divulga balanço de atividades

Publicado em 17/12/2015 00:00:00


O Departamento Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Abastecimento divulgou na sexta-feira, dia 11 de dezembro, um relatório das principais atividades desenvolvidas pelo órgão entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015.

Segundo o diretor do Departamento Márcio Ladeira nestes três anos foram realizados cursos para o produtor rural, entre os quais, de manutenção de tratores, de doces e compotas, de panificação, de queijos e de defumados.

Os cursos foram realizados pelo Departamento de Agropecuária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de São João del-Rei, e, ainda, contaram com o apoio do escritório da Emater em Prados.

Outras ações desenvolvidas pelo Departamento de Agropecuária;

Ações de orientação aos produtores rurais de informações básicas sobre como proteger as nascentes em cada propriedade rural.

Nas visitas de assistência técnica são fornecidas orientações sobre o manejo correto do solo para evitar erosão.

Foi realizada a chamada pública do leite, que é feita através de convênio entre a Emater e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o objetivo de execução de serviços de assistência técnica e extensão rural, destinados a atender agricultores familiares, com vista ao desenvolvimento sustentável das unidades de produção familiar, nos municípios da Bacia Leiteira do Estado de Minas Gerais. Em Prados estão sendo atendidos através deste programa 35 propriedades rurais.

Na área de Assistência Técnica ao produtor rural, em Prados, no ano de 2015, foram realizadas visitas técnicas com atendimento a 517 agricultores familiares e encaminhamento ao Escritório da Emater.

Através do convênio firmado com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) foram criadas as estações experimentais de frutas e flores. Esta última implantada com sucesso na Fazenda do Florêncio, no Gageiro.

Quanto as estações experimentais de frutas, uma chegou a ser implantada com sucesso na chácara do Ilceu, na Serra de São José.

O Departamento fez parcerias também com o Incra, para a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), que é o cadastro de imóveis rurais no Incra.

Com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foi feita uma parceria para a emissão de Guias de Transporte Animal; para a emissão de Declaração de Vacinas de Aftosa, Brucelose e de Controle de Gado.

Com a Associação de Produtores Rurais de Prados (ARP) foram feitas parcerias para a realização da Exposição Agropecuária (ExpoPrados); para a realização da Feira da Agricultura Familiar, que funciona aos sábados na Praça Dr. Viviano Caldas; para a distribuição de insumos, como a Compra de Calcário, de sais minerais, de sementes de soja e milho e demais compras conjuntas, que a ARP faz e a Prefeitura busca na fonte e distribui em nas propriedades participantes, economizando com isso o frete para o Produtor Rural.

Convênio com a Secretaria de Estado da Fazenda (Serviço Integrado de Assistência Tributária e Fiscal – Siat), para emissão de notas fiscais de venda de gado e de artesanato.

Realização dos Torneios Leiteiros em Fazendas, que são realizados sempre no mês de maio de cada ano. O de 2015 contou com a participação de 20 produtores.

Organização da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo (UCT), onde foram melhoradas as condições de trabalho e o aterramento das valas de resíduos sólidos.

Programa Cidade Limpa, onde foram desenvolvidas ações e campanhas educativas que resultaram na retirada dos tambores de lixo da cidade e as pessoas passaram a dispensar o lixo embalado em sacolas plásticas nos dias e horários previsto nas rotas de recolhimento de lixo pelo caminhão da Prefeitura. Com isso mantendo a cidade mais limpa e saudável.

Implantação através do convênio com a Emater, do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

O CAR é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional, criado pelo novo Código Florestal Brasileiro, obrigatório para todos os imóveis rurais, para integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Através do convênio os produtores rurais são orientados pelo Escritório da Emater de Prados, sobre os procedimentos legais para o cadastramento no Car.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Abastecimento, Márcio Ladeira, todas estas são ações que trouxeram um grande ganho para o produtor rural e para a agricultura familiar de Prados. “São ações que possibilitam um aumento real da rentabilidade das propriedades rurais, através dos incentivos técnicos e do funcionamento da propriedade de acordo com a legislação vigente. Isso gera um aumento da renda das propriedades rurais e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida do produtor rural e da agricultura familiar.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: