Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 58 visitantes online.

Vigilância Sanitária realiza palestra para bares de Prados

Publicado em 16/12/2015 00:00:00


 

Orientar sobre as boas práticas nos serviços de bares, manipulação e comércio de alimentos foi o objetivo do Sistema Municipal de Vigilância Sanitária (Visa) de Prados ao realizar palestra na noite de terça-feira (15/12) para os proprietários dos bares de Prados.

A reunião foi realizada no Departamento Municipal de Saúde e o coordenador da Visa Municipal Leonardo José Carvalho de Melo apresentou as normas da Vigilância Sanitária para a prestação dos serviços e entregou a todos uma série de folhetos, livretos e apostilas que orientam as Boas Práticas.

O material entregue aos presentes contém e destaca os seguintes temas: Como deve ser o local de trabalho (destacando a limpeza e organização do ambiente); Os cuidados que devem ser tomados com a água (água corrente e tratada, proveniente do abastecimento público, ou se de poços artesianos analisada de seis em seis meses); O que fazer com o lixo (lixeiras de fácil limpeza, com tampas e pedal e retirada do lixo para fora da área de preparo dos alimentos); Quem é o manipulador de alimentos (pessoa sempre limpa, com os cabelos presos e cobertos, sem barba, brincos, pulseiras, etc., e sem maquiagem); Quais cuidados devem ser tomados com os ingredientes usados no preparo dos alimentos (onde comprá-los de fornecedores que atendem às Boas Práticas).

Leo explica que o papel da Vigilância Sanitária é proteger a população de riscos.

Foram entregues aos participantes um Guia de Alimentação da Vigilância Sanitária, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cartilha sobre as boas práticas para serviços de alimentação, apostila de boas práticas para serviços de Alimentação, apostila sobre doenças transmissíveis por alimentos e o programa Operacional Padrão de higienização da caixa de água.

Ao final Leonardo explicou os objetivos da Visa Municipal e sua forma de orientação aos comerciantes e empresários.

O Sistema Municipal de Vigilância Sanitária:

O Sistema foi implantado em Prados por força da descentralização das ações de Saúde no Brasil. O Sistema Municipal de Vigilância Sanitária (Visa) está trabalhando para garantir uma melhor qualidade dos serviços e produtos de consumo de uma maneira geral, fiscalizando desde hospedagem, passando pelos alimentos até os produtos de limpeza, higiene e outros.

Com a descentralização todos os municípios ficaram responsáveis pela instauração da Vigilância Sanitária, cabendo aos mesmos realizar as fiscalizações, orientações e outros serviços do setor.

Assim, hotéis, pousadas, supermercados, açougues, padarias, bares, trailers, Amai, Apae, clínicas, academias, salões de beleza e até os órgãos municipais, como o cemitério, ambulâncias, escolas e para os demais estabelecimentos a serem fiscalizados, entre outros, recebem a visita dos fiscais sanitários municipais.

O objetivo do trabalho é garantir uma maior segurança tanto para o consumidor, quanto para os comerciantes e empreendedores, no que se refere à qualidade dos produtos e serviços comercializados.

“Num estabelecimento fiscalizado pela Vigilância Sanitária os consumidores tem a garantia de que estão adquirindo produtos e serviços de qualidade, dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, tanto ganha o comerciante/prestador de serviços, quanto o consumidor, pois além da garantia de saúde pública para a população em geral, o comércio de qualidade aumenta a venda de seus produtos”, afirma o coordenador Municipal de Vigilância Sanitária Leonardo José Carvalho de Melo.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: