Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 64 visitantes online.

Prefeitura realiza audiência pública para discutir a água no Bichinho

Publicado em 10/11/2015 00:00:00


A audiência pública para apresentar a realidade do abastecimento de água no Bichinho e as soluções possíveis para a resolução do problema, realizada na sexta-feira, dia seis de novembro, na Escola Municipal Getúlio Silva, naquela comunidade, contou com a presença de 55 pessoas.

Logo no início o prefeito Liu apresentou aos participantes da audiência os problemas que a comunidade vem vivenciando ao longo dos últimos anos, quando no período de seca os moradores tem convivido com dificuldade com o pouco volume de água.

Muitas pessoas participaram usando a palavra para afirmar que o esperdício de água por diversos moradores é muito grande. Outros moradores apontaram a colocação de hidrômetros como solução para o problema, uma vez que com a cobrança da água por parte da Prefeitura vai culminar com uma grande economia de água na comunidade, uma vez que as pessoas não querem aumentar seus custos.

Para tentar resolver o problema duas propostas foram apresentadas durante a audiência. A primeira seria a Prefeitura criar uma empresa de água e saneamento básico para administrar o sistema na comunidade do Bichinho. Após o prefeito explicar como a empresa funcionaria, os próprios moradores, em sua maioria, descartaram esta solução, devido ao alto custo da a mesma e, também, ao longo prazo para que a solução funcionasse efetivamente.

A outra proposta aventada é a implantação do sistema de abastecimento e saneamento da Copasa na comunidade. Esta proposta foi mais aceita pelos participantes, uma vez que Liu explicou ser este o caminho mais rápido e viável para a solução do problema. A Copasa tem estrutura para implantar de imediato o abastecimento de boa qualidade e, também, para atender à rede de esgoto da comunidade.

O prefeito Liu afirmou que apesar de não haver um interesse da Copasa em implantar o sistema em uma comunidade pequena, este é o momento ideal para reivindicar isso junto à empresa, uma vez que politicamente as portas estão abertas neste momento para atender as dificuldades do Município de Prados.

Participaram da audiência pública o prefeito Liu, o chefe de Gabinete da Prefeitura Reginaldo do Nascimento, os diretores municipais de Saúde, Consuelo Gonçalves Ferreira, de Administração, Valéria Fonseca Reis Campos, de Fazenda, Eberth Cerqueira da Silva, de Agropecuária, Márcio Ladeira, de Obras e Serviços Urbanos, Almir Antônio de Paula, de Assistência Social, Mauro Roberto de Carvalho, de Transportes, Carlos Lúcio Nascimento, de Cultura e Turismo Keila Maria Velho.

Os vereadores Daniel Fonseca e Silva de Carvalho, Martiniano Moreira de Carvalho (Naninho), Dejair José da Trindade Teixeira (Deja), Aécio José da Silva, José Marques da Costa Neto, Cristiano Augusto Dantas e Diego Ferreira dos Santos, também participaram da audiência.

Todos eles foram unânimes em aprovar a ideia da implantação da Copasa na Comunidade. Todos os vereadores falaram dos benefícios  que a Copasa trouxe para Prados: água farta e de boa qualidade; diminuição das doenças causadas pelo consumo de água contaminada e, principalmente, acabou com a falta de água nos bairros e pontos mais altos da cidade.

O vereador Aécio, porém, lembrou que a Copasa não tem trazido somente benefícios. Ele acredita que a nova negociação da Prefeitura com a Copasa deve conter cláusula que reduza a taxação de esgoto.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: