Menu Lateral
 
Prados, 26 de Abril de 2017 :: 43 visitantes online.

Realizada Feira Cultural do Patrimônio de Prados

Publicado em 23/10/2015 00:00:00


 

Numa ação conjunta dos departamentos municipais de Cultura e Turismo e do de Educação, foi realizada na manhã da quinta-feira (22/10), no Teatro Municipal Prefeito José Café, a Feira Cultural do Patrimônio de Prados.

Participaram do evento os alunos do 3º, 4º e 5º anos das escolas municipais Maestro Adhemar Campos Filho (Centro), Professor Antônio Américo (Pinheiro Chagas), Aquino Carlos (Pitangueiras), Getúlio Silva (Bichinho) e Monsenhor Assis (Carandaizinho).

Trata-se do Projeto Educar, de educação patrimonial, onde os estudantes aprendem “in loco” o conhecimento do patrimônio do município. Eles participam de palestras onde são explicados o que é o patrimônio histórico, qual a sua importância e são incentivados a conhecer o patrimônio do município.

A partir disso são incentivados e orientados pelos professores para que cada turma escolha um bem patrimonial para estudar e conhecer. Eles visitam os patrimônios escolhidos e, quando é possível, os próprios responsáveis pelo patrimônio escolhido narra a história do mesmo.

Em seguida eles desenvolvem trabalhos, através de maquetes, cartazes, vídeos, e também, de danças e apresentações musicais narrando as características e a história do bem patrimonial que estudaram. Em seguida é feita a apresentação no Teatro Municipal.

A titular do Departamento Municipal de Cultura e Turismo Keila Velho destacou que a cada ano o empenho dos professores e alunos tem sido maior para a execução do projeto.

“O Patrimônio Cultural é um conjunto de bens que devem ser preservados para que o município tenha uma história. Para proteger esses bens existe um Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, que fiscaliza e delibera sobre as construções no Centro Histórico de Prados e também na Comunidade do Bichinho”, explicou Keila.

Segundo ela, o próprio nome Projeto Educar cria em nossas crianças a preocupação na preservação de nossos bens, tais como: Casario Colonial, os bens religiosos, e a Serra de São José, as partituras da Lira Ceciliana, o Congado e o Boi-mofado, entre outros. “A nossa mais recente descoberta são as ruinas da Fazenda da Ponta do Morro, que está em processo de tombamento”, afirmou.

Keila disse ainda: uma cidade sem história e uma cidade sem vida, portanto, ajudem a preservar a nossa história, fiscalizando os nossos preciosos bens, concluiu.

A Feira Cultural contou com as palavras de abertura das diretoras de Cultura e Turismo Keila Velho, de Educação Vilmara Morais Silva e do Prefeito Maurílio José de Lima (Liu). Participaram do evento o vice-prefeito Marcos Possa, a coordenadora do Cras Luciene Janiques, os vereadores Naninho e Deja e o representante da Trilha dos Inconfidentes Marcus Januário.

A Programação do evento contou com a apresentação de um vídeo sobre a arte, a beleza e a história de Prados, seguido das apresentações dos trabalhos: Casa do Sr. Tilica; Capela do Sítio; Escola Estadual Dr. Viviano Caldas; Serra de São José e Passeio à Serra, que também foi ilustrado com a Dança do Rocambole; Moinho d’água; Fazenda do Palmital; Fazenda da Ilha e Moinho do Restaurante Grotão; Casa da Pli; Capela do Rosário e Boi Mofado. 

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: