Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 67 visitantes online.

Castração Solidária atende 38 animais em Prados

Publicado em 25/09/2015 00:00:00


 

O programa de Castração Solidária realizado na quarta-feira (23) no Centro Urbano e na quinta-feira, dia 24, na Comunidade do Bichinho, atendeu um total de 38 animais em Prados. Foram castrados 34 cães e quatro gatos.

Dos 34 cães castrados, 30 eram fêmeas e quatro machos, sendo que dos 34 animais, 20 eram de rua e 90% destes foram imediatamente adotados. Entre os quatro gatos, três eram fêmeas e um macho. O total de animais castrados no Centro Urbano foi de 17 e no Bichinho 21.

A ação foi uma iniciativa do vereador Daniel Fonseca e Silva de Carvalho, apoiada pela Prefeitura Municipal e alguns outros empreendedores Pradenses. Todo o trabalho foi realizado pela equipe do Veterinários da Estrada e da Associação Protetora de Animais de São João del-Rei. A Associação atua como uma espécie de posto avançado dos Veterinários da Estrada, fazendo de São João del-Rei cidade polo e ramificando o trabalho pelas cidades da região.

Segundo o vereador Daniel Carvalho existe a possibilidade do mesmo trabalho ser realizado novamente em Prados no final do mês de novembro. “Se isso acontecer vamos procurar estender o programa. Além de fazermos novamente no Centro da Cidade, pretendemos levá-lo para as comunidades rurais e para os bairros mais afastados”, comenta Daniel.

A cadelinha branca da foto foi adotada pelo senhor da foto seguinte.

A Castração Solidária visa diminuir a população de animais de rua e dar melhor qualidade de vida aos animais abandonados. Segundo Kelley, da Associação Protetora de Animais de São João del-Rei, cada cadela no cio solta na rua, tem o acompanhamento constante em média, de 10 cães que durante todo o período do cio ficam se se alimentar, provocam brigas e confusões e correm o risco de acidentes e atropelamentos.

Ela informou também que, se a cada gestação um cadela criar quatro fêmeas e um macho, o número de animais soltos nas ruas cresce demasiadamente, uma vez que cada fêmea tem capacidade de procriar duas vezes ao ano e as novas crias multiplicam esta progressão.

Segundo o vereador Daniel Carvalho, a ideia da castração solidária surgiu quando ele viu o trabalho realizado em Resende Costa. “Sabemos que o grande número de animais soltos nas ruas causa transtornos para a comunidade. Além disso os animais mal cuidados oferecem riscos à saúde pública. A solução é a castração solidária, como forma de mitigar os problemas causados pelos animais soltos nas ruas”.

O valor cobrado por cada castração foi de R$ 130,00 por animal e este custo possibilita também a castração solidária de animais que vivem soltos pelas ruas. As castrações foram feitas pelo professor Marzeireyk Leybonz e pela professora Amélia Leybonz, coordenadores do projeto Veterinários da Estrada.

Segundo o vereador a castração dos animais de rua foi possibilitada porque os animais particulares também foram castrados. “No valor de R$ 130,00 por animal já está embutida uma parte que é para a castração dos animais de rua. Por isso mesmo o nome é castração solidária”, explicou.

Disse, ainda, que “a cirurgia é simples e pequena, não prejudica em nada e ainda garante uma melhor qualidade de vida para o animal”, concluiu.

Em Prados as cirurgias foram realizadas no ginásio poliesportivo e no Bichinho, no antigo Posto de Saúde. O trabalho contou com apoio da Prefeitura Municipal (Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde), da Pousada Cantagalo, do Restaurante da Marília, do Restaurante Tempero da Ângela, da Padaria Imperial e da Panificadora Luize.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: