Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 27 visitantes online.

Realizada Castração Solidária em Prados

Publicado em 23/09/2015 00:00:00


 

Através de uma iniciativa do vereador Daniel Fonseca e Silva de Carvalho, apoiada pela Prefeitura Municipal e alguns outros empreendedores Pradenses, a equipe do Veterinários da Estrada e da Associação Protetora de Animais de São João del-Rei, esteve em Prados nesta quarta-feira (23/09) onde foi realizada a castração de cerca de 10 cães e cadelas e um gato.

A Castração Solidária visa diminuir a população de animais de rua e dar melhor qualidade de vida aos animais abandonados. Segundo Kelley, da Associação Protetora de Animais de São João del-Rei, cada cadela no cio solta na rua, tem o acompanhamento constante em média, de 10 cães que durante todo o período do cio ficam se se alimentar, provocam brigas e confusões e correm o risco de acidentes e atropelamentos.

Ela informou também que, se a cada gestação um cadela criar quatro fêmeas e um macho, o número de animais soltos nas ruas cresce demasiadamente, uma vez que cada fêmea tem capacidade de procriar duas vezes ao ano e as novas crias multiplicam esta progressão.

Segundo o vereador Daniel Carvalho, a ideia da castração solidária surgiu quando ele viu o trabalho realizado em Resende Costa. “Sabemos que o grande número de animais soltos nas ruas causa transtornos para a comunidade. Além disso os animais mal cuidados oferecem riscos à saúde pública. A solução é a castração solidária, como forma de mitigar os problemas causados pelos animais soltos nas ruas”.

O valor cobrado por cada castração foi de R$ 130,00 por animal e este custo possibilita também a castração solidária de animais que vivem soltos pelas ruas. As castrações foram feitas pelo professor Marzeireyk e pela professora Amélia Marzeireyk, coordenadores do projeto Veterinários da Estrada.

Segundo o vereador entre os cães castrados hoje, dois são de rua, cuja castração foi custeada por pessoas da comunidade. Daniel disse ainda que mesmo tendo sido pouca a divulgação e que a comunidade não tenha apoiado maciçamente o programa, no final do mês de novembro deverá haver uma outra castração solidária em Prados.

“A cirurgia é simples e pequena, não prejudica em nada e ainda garante uma melhor qualidade de vida para o animal”, concluiu.

Amanhã, dia 24 de setembro, a castração solidária será realizada no antigo Posto de Saúde da Comunidade do Bichinho, onde já estão inscritos mais de 20 animais para a cirurgia.

As cirurgias foram realizadas no ginásio poliesportivo, com apoio da Prefeitura Municipal (Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde), da Pousada Cantagalo, do Restaurante da Marília, do Restaurante Tempero da Ângela, da Padaria Imperial e da Panificadora Luize.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: