Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 27 visitantes online.

Prefeitura realiza Semana de Mobilidade Urbana

Publicado em 16/09/2015 00:00:00


 

Como parte do Programa Trânsito Livre, a Prefeitura realiza de 13 a 18 de outubro a Semana da Mobilidade Urbana Pradense, para melhorar a mobilidade urbana e proporcionar maior conforto à população.

Para isso foi criada uma Comissão Municipal de Trânsito, formada por 25 pessoas representando todos os seguimentos da sociedade. Em função de ser um tema que afeta a todos os segmentos da sociedade, os estudos e o planejamento foram feitos com muita calma. Primeiro a Comissão estudou e decidiu como é que o trânsito deve fluir na cidade, para permitir uma melhor mobilidade das pessoas e qual a sinalização que deveria ser implantada nas ruas onde haverá modificações.

A partir disso a Prefeitura partiu para a cotação das novas placas e passou a acumular os recursos financeiros da conta específica e própria para a aquisição de sinalização de trânsito.

Com um pequeno volume já de recursos já acumulado a Prefeitura passou à licitação e aquisição das novas placas de sinalização.  Tendo as placas prontas, elas foram fixadas nos locais determinados e tampadas com plástico. Isso foi uma estratégia da Prefeitura para a população já ir tomando ciência de que haveria modificações no trânsito. Outra preocupação foi a de não deixar que as novas placas de sinalização ficassem no pátio da Prefeitura enferrujando e deteriorando.

A Comissão foi criada pela Prefeitura e contou com a participação expressiva de todos os segmentos da sociedade, como taxistas, comerciantes, hotéis, escolas e outros, e também, de autoridades públicas como as polícias Militar e Civil, representante do Poder Judiciário, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura.

Segundo o Prefeito Liu a ideia das modificações no trânsito é beneficiar melhorar a mobilidade urbana e garantir um maior conforto à coletividade como um todo. Por causa disso a Comissão não se propôs a resolver casos isolados para beneficiar individualmente as pessoas e sim, buscou as soluções para melhorar a vida de todos. “Sabemos que não vamos resolver todas as questões de imediato, mas com as modificações que estamos implantando vamos pelo menos amenizar os problemas. A Prefeitura quer com isso implantar uma Política Municipal de Mobilidade Urbana, com a construção de uma Cidade Inteligente, através da sensibilização e capacitação de nossos agentes políticos e da sociedade civil organizada”, afirmou Liu.

A Semana da Mobilidade Urbana:

A programação da Semana conta com palestras nos dias 13, 14 e 15, sobre mobilidade urbana e respeito no trânsito, proferidas pelo comandante da Polícia Militar de Prados, Tenente Wolkester, nas escolas Municipais e na Estadual e, ainda, uma palestra no dia 16, para a comunidade, no Teatro Municipal. No sábado haverá panfletagem com orientação das mudanças que serão feitas, das 08h às 11h no Centro da Cidade e das 13h às 15h em Pinheiro Chagas. No domingo, dia 18, serão retirados os plásticos pretos das novas placas de trânsito e haverá brincadeiras na praça com um grupo teatral.

Após a retirada dos plásticos das placas, a Polícia Militar continuará orientando os motoristas, através de um trabalho educativo, por 30 dias, para evitar que os motoristas insistam em estacionar ou parar em local proibido. Após este prazo, os motoristas serão considerados infratores e serão multados.

A Semana da Mobilidade Urbana é uma realização da Prefeitura Municipal, através dos Departamentos de Transportes, de Educação e do de Obras e Serviços Urbanos, com apoio da Escola Estadual Dr. Viviano Caldas e da Polícia Militar.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: