Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 56 visitantes online.

Lixo: uma questão de higiene e bom senso

Publicado em 02/09/2015 00:00:00


 

Como já dissemos aqui diversas vezes, todos somos responsáveis pelo lixo que produzimos. O armazenamento correto do lixo doméstico que produzimos é responsabilidade nossa e devemos fazê-lo da melhor forma, de modo a não causarmos poluição ambiental e riscos à Saúde Pública. Assim a Prefeitura poderá dar a destinação final na Usina de Triagem e Compostagem do Município.

Por causa disso a Prefeitura fez uma longa campanha para a retirada dos tambores de lixo que haviam na cidade, os quais os cachorros derrubavam e espalhavam o lixo pelas ruas.

A solução encontrada para isso foi cada morador colocar seu lixo em sacolinhas plásticas e pendurá-lo no portão ou muro, em altura que os cachorros não alcancem, nos dias e horários determinados para a coleta em cada rua ou bairro.

Em determinados bairros, assim como está acontecendo no Centro, alguns moradores não compreenderam a importância deste procedimento e continuaram a descartar o lixo na rua. Com o tempo, até em função de toda a vizinhança ter aderido ao novo modo de coleta, os moradores arredios acabaram também acatando o novo sistema e passaram a pendurar o lixo de suas casas nas sacolas plásticas.

No último domingo, dia 30 de agosto, a Prefeitura terminou de retirar todos os tambores de lixo das ruas. Da mesma forma que em determinados bairros acontecia, alguns moradores ainda insistem em descartar de forma errada o lixo, não pendurando as sacolinhas no muro ou portão de sua residência, mas deixando as sacolas no chão, ou mesmo colocando-as nos locais onde existiam anteriormente os tambores. Resultado disso é que os cachorros continuam espalhando o lixo pelo chão, deixando a cidade suja e oferecendo riscos à Saúde Pública.

Na área central da cidade, onde o comércio produz mais lixo diário, o caminhão de coleta passa todos os dias, portanto, os comerciantes devem ficar atentos ao horário da coleta, para não ficarem com lixo acumulado em seus estabelecimentos.

As lixeirinhas, a Prefeitura está instalando apenas na área comercial, uma vez que nos bairros as pessoas podem descartar em casa o lixo doméstico.

Estão de parabéns os moradores que compreenderam a importância da mudança no recolhimento do lixo e respeitam os dias e horários de coleta.

Algumas dicas para fazer a coisa certa:

  • Todo o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacolas plásticas, penduradas no muro ou portão de sua casa, em altura que os cachorros não alcancem.
  • É preciso separar as sacolas do lixo de banheiro e as outras, para não haver contaminação.
  • As lixeirinhas que estão sendo instaladas no centro comercial da cidade são para lixo de pequeno porte, de coisas que utilizamos nas ruas e não para o lixo doméstico.
  • É crime ambiental jogar lixo nos cursos de água, como os ribeiros, córregos e rios. A multa para o infrator pode ser pesada.
  • Em alguns pontos críticos como na calçada da Cadeia e no Largo do Narciso, as pessoas ainda estão jogando lixo e entulho. Está errado.
  • Você é responsável pelo lixo que produz. O lixo de sua casa deve ser colocado em sacolas e pendurado em seu muro ou portão.
  • Todo o entulho produzido é de responsabilidade de quem o produz, tanto o de obras, quanto o entulho proveniente de limpeza de hortas e quintais. Portanto, não o deixe na calçada, dê destinação correta a ele. A Prefeitura tem depósito de entulho para atender ao cidadão. Se informe pelo telefone 3353-6388 Ramal 35. 

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: