Menu Lateral
 
Prados, 23 de Abril de 2017 :: 42 visitantes online.

Lixo: todos produzem, todos devem cuidar

Publicado em 19/08/2015 00:00:00


A Política Nacional de Resíduos Sólidos que vigora no Brasil, determina a responsabilidade de todos por tudo que consumimos e descartamos. Além de ser uma questão de cidadania e respeito para com a comunidade, é também, um grande desafio.

A Política Nacional determina que as empresas terão de fabricar produtos que deixem menos resíduos e que sejam mais recicláveis. Já o consumidor está proibido de queimar lixo a céu aberto ou jogá-lo nas ruas, praias e rios.

Em Prados a Prefeitura está fazendo sua parte e conclamando a comunidade a colaborar para termos uma cidade mais limpa, bonita e saudável para todos. Em diversos bairros os latões já foram retirados e os moradores estão colocando o lixo em sacolas penduradas nos muros e portões nos dias e horários de coleta.

 

Na foto acima veja como fica bela a rua em frente ao hotel, quando as pessoas não depositam lixo e entulho.

Sugismundos à solta:

Muitas pessoas estão colaborando com a limpeza e fazendo as coisas da forma correta: penduram as sacolas de lixo, usam cestas fixas e utilizam também as caçambas para entulhos.

Porém, em muitos locais as pessoas não estão respeitando as regras necessárias para viver em uma comunidade melhor.

Esta semana percorremos as ruas da cidade para ver como está a situação, e pasmem: encontramos diversos locais com acúmulo de resíduos, entulho e lixo jogado.

A Prefeitura recolhe o lixo doméstico de acordo com a rota pré-estabelecida nos dias e horários determinados para cada rua. Fora do lixo doméstico, tudo que é considerado entulho, como limpeza de obras, de quintais e terrenos baldios, resíduos de manufaturas e artesanato, dentre outros, devem ser destinados ao depósito de entulhos da Prefeitura, na estrada que liga Pinheiro Chagas ao Carassa, do lado esquerdo de quem sobe, onde há um terreno terraplanado e com materiais de descarte já acumulados. A responsabilidade do recolhimento deste tipo de lixo é de cada pessoa que o produz. Para isso, tem inclusive uma empresa que aluga caçambas e destina corretamente o entulho.

Veja o que encontramos nas ruas de Prados, esta semana.

Em frente da Cadeia:

As pessoas desrespeitam a comunidade e despejam entulho nas ruas.

Próximo da Delegacia de Polícia:

Outro mal exemplo, próximo da Delegacia de Polícia.

Ao lado do Gato Preto:

No Gato Preto a mesma coisa.

No Narciso:

Com o desrespeito o Narciso parece mais um lixão a céu aberto.

Na Quebra Castanha:

Na primeira foto o morador coloca a sacola em cima do muro, mas no terreno ao lado os vizinhos jogam lixo. Na segunda foto um morador despejou entulho de obra na calçada.

Na primeira foto a moradora entrega a sacola de lixo ao gari quando o caminhão está passando. Na segunda foto o gari recolhe o lixo pendurado no muro. Estas são formas corretas de descarte.

Na Pedreira

Um mal exemplo e um bom exemplo na mesma rua da Pedreira. Na primeira foto o lixo foi colocado no chão. Na segunda foto a sacola foi pendurada no muro, em altura que os cachorros não alcançam.

Em frente ao Hotel São Sebastião

Fazendo a coisa certa:

Mas atenção, temos também os cidadãos responsáveis, que valorizam a cidadania e respeitam a comunidade. Exemplos disso, na Pedreira, são a caçamba de entulhos e a lixeira colocadas lado a lado. Uma recebe entulhos enquanto a outra fica com o lixo doméstico. Também é um bom exemplo a caçamba que está diante da obra do Restaurante do Gaúcho. Enquanto a obra está sendo realizada a caçamba está no local diuturnamente para recolher o entulho.

Tem também os moradores conscientes que querem a cidade mais limpa, bela e saudável. Eles respeitam a nova modalidade de coleta de lixo e penduram as sacolinhas nos muros e portões, nos dias e horários que o caminhão de lixo passa pelas ruas do bairro.

Quem ver pessoas colocando lixo e descartes em locais errados deve denunciar ao Departamento Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente pelo telefone: 3353-6388 ou ao Departamento Municipal de Saúde pelo telefone: 3353-6345.

 

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: