Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 90 visitantes online.

Realizada a VIII Conferência Municipal de Saúde de Prados

Publicado em 31/07/2015 00:00:00


 

Com uma grande presença de público foi realizada no sábado (25/05), a VIII Conferência Municipal de Saúde de Prados. O tema escolhido foi “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. O evento organizado pelo Departamento Municipal de Saúde (DAS) e pelo Conselho Municipal de Saúde de Prados aconteceu no Teatro Municipal Prefeito José Café.

Para a realização da Conferência foram realizadas 08 Pré-Conferências, cujos resultados foram debatidos durante a Conferência Municipal.

Na abertura o Prefeito Liu destacou a importância da Saúde para a atual Administração Municipal. Ele lembrou que apesar da obrigatoriedade legal da aplicação de recursos do Orçamento Municipal em Saúde ser de 15%, a Prefeitura de Prados aplicou em 2013 18,83% do Orçamento em Saúde e em 2014 foram aplicados 21,93% do Orçamento anual em Saúde( o que representa um investimento 46% maior dos que o mínimo obrigatório de 15% do Orçamento).

“Dos valores aplicados, 59,40% foram destinados a Atenção Básica; 23% destinados a hospital e especialidades e 6,6% foram destinados à compra de medicamentos”, ressaltou Liu.

Segundo ele, em Prados a Saúde é tratada com a maior importância. “Temos três equipes de PSF, com atendimento médico nos postos durante todo o dia, excedendo-se quando os médicos estão realizando consultas domiciliares”, afirmou. Destacou também a parceria com a Santa Casa de Prados que hoje tem uma subvenção municipal que é um grande aporte para o funcionamento da entidade. Falou na criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Prados, que conta com nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicólogo e educador físico atendendo nos 03 PSF’s. Lembrou o atendimento da Farmácia Básica que dispensa mais de 16 mil prescrições; das cirurgias eletivas, que em São João del-Rei foram este ano 74 e 94 partos e do transporte de TFD que em 2015 já foram atendidas mais de 8 mil pessoas.

Participaram da Conferência membros da comunidade, servidores da Saúde, servidores do Executivo Municipal e vereadores. Como convidados estiveram presentes Dr. Kleber Rangel Silva, da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, o professor Rodrigo Chavez pena, do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei. O secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais Pedro Mouzinho de Carvalho Silva, que representou o Secretário de Estado de Saúde Fausto pereira dos Santos; o diretor Regional de Saúde de São João del-Rei José Raimundo Dias, que já foi secretário de Saúde de Prados, a Secretária Executiva da Cisver Juliana Medeiros Campos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Gelson, as secretárias de Saúde de Prados Consuelo Gonçalves Ferreira e a de São João del-Rei, Miriam.

O resultado da Conferência foi a formalização de 51 propostas para o Município.

Foram eleitos também os delegados para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Conselho de Saúde de Minas Gerais, de 1º a 04 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A Conferência Nacional será realizada em Brasília de 1º a 04 de dezembro. O resultado das Conferências possibilitará a elaboração de propostas e caminhos para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram eleitos os seguintes delegados que vão representar Prados na 8ª Conferência Estadual de Saúde:  Lourival Sousa Silva, Luiz Fernando Moreira, Rosilene Pinheiro Nascimento Fonseca e Maria Aparecida Muniz Dias.

Também foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde, a saber: Como representantes dos usuários: Aquino Rodrigues de Almeida, Inácia Aparecida Elias, Luiz Fernando Moreira e Maria José Pinheiro Nascimento. Representantes dos trabalhadores da Saúde: Rafael Franco Nascimento e Felipe José Fonseca. Representantes prestadores de serviços: Iraí Silva de Carvalho. Representante do Governo: Consuelo Gonçalves Ferreira.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: