Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 65 visitantes online.

Realizada palestra de orientação para restaurantes

Publicado em 07/07/2015 00:00:00


 

Com a participação dos restaurantes Grotão, Mineirice, Atalaia Campestre Clube, Gauchão e Francismar (marmitex) a Vigilância Sanitária Municipal - (Visa) de Prados, realizou na noite desta segunda-feira (06/07) uma palestra de orientação e apresentação das boas práticas nos serviços de restaurantes.

O evento foi realizado no Teatro Municipal e estavam convidados a participar os oito restaurantes existentes aqui em Prados. Para os restaurantes do Bichinho a mesma palestra será realizada hoje à tarde.

Foram convidados a participar os proprietários, gerentes e funcionários dos restaurantes do município. Segundo o coordenador da Visa Prados, Leonardo Carvalho de Melo o objetivo principal do evento é permitir aos restaurantes oferecer serviços sempre de melhor qualidade, observando as normas determinadas pela Saúde Pública.

Durante o evento o coordenador da Visa Leonardo José Carvalho de Melo e sua equipe apresentaram as normas da Vigilância Sanitária para a prestação dos serviços de restaurante e entregaram a todos uma série de folhetos, livretos e apostilas que orientam as Boas Práticas.

O material entregue aos presentes contém e destaca os seguintes temas: Como deve ser o local de trabalho (destacando a limpeza e organização do ambiente); Os cuidados que devem ser tomados com a água (água corrente e tratada, proveniente do abastecimento público, ou se de poços artesianos analisada de seis em seis meses); O que fazer com o lixo (lixeiras de fácil limpeza, com tampas e pedal e retirada do lixo para fora da área de preparo dos alimentos); Quem é o manipulador de alimentos (pessoa sempre limpa, com os cabelos presos e cobertos, sem barba, brincos, pulseiras, etc., e sem maquiagem); Quais cuidados devem ser tomados com os ingredientes usados no preparo dos alimentos (onde comprá-los de fornecedores que atendem às Boas Práticas). Leo explica que o papel da Vigilância Sanitária é proteger a população de riscos.

Foram entregues um Guia de Alimentação da Vigilância Sanitária, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um folheto com orientações ao consumidor, o Programa Operacional Padrão de higienização da Caixa D’água e um folheto de dicas de recepção, manuseio e como servir alimentos, ambos do Departamento Municipal de Saúde de Prados, Uma apostila de Boas práticas para Serviços de Alimentação e também a Cartilha de Boas Práticas.

Ao final Leonardo explicou os objetivos da Visa Municipal e sua forma de orientação aos comerciantes e empresários.

Até a presente dada a Visa Municipal já realizou palestras para restaurantes, consultórios odontológicos, padarias, lanchonetes, supermercados, barraqueiros das festas populares e trailers. Ainda no mês de julho a palestra deve ser realizada para os bares do município.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: