Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 10 visitantes online.

Comemoração dos 311 anos de Prados

Publicado em 25/05/2015 00:00:00


 

Uma bela apresentação da Banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha Regimento Tiradentes, na Praça Dr. Viviano Caldas marcou as comemorações dos 311 anos de Prados.

Durante a solenidade o prefeito Liu fez uma homenagem ao Pracinha Major Ivan Esteves Alves, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Itália na 2ª Guerra Mundial, em nome do qual Liu homenageou também os pracinhas pradenses, já falecidos, que também participaram da Guerra.

A apresentação da Banda foi alusiva aos 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, onde os pracinhas brasileiros, entre eles alguns pradenses, participaram do conflito e garantiram a vitória dos Aliados.

O major Ivan recebeu uma placa alusiva à data, com os seguintes dizeres: Nossos sinceros agradecimentos ao ex-combatente Major Ivan Esteves Alves pela presença no 311º Aniversário da Cidade de Prados”. Maurílio José de Lima, Prefeito Municipal, 24 de maio de 2015.

A viúva do ex-combatente pradense Antônio dos Santos, Talmerina Alves dos Santos, e a filha do ex-combatente pradense José Silva Velho, Cleonise de Souza Velho, colocaram uma corbelha de flores junto ao Monumento dos Expedicionários.

Após as homenagens a Banda tocou por cerca de uma hora e meia junto a Praça Dr. Viviano Caldas, com um variado repertório que emocionou ao grande público presente.

Participaram da solenidade o Prefeito Liu, o Vice-prefeito Marcos Possa e o comandante do 4º Pelotão de Polícia Militar de Prados, tenente Wolkester Rolleigh Melo e Silva.

A história de Prados:

Com a constante retirada do ouro em outras localidades das Minas Gerais, pouco a pouco ele ia se acabando e parte dos bandeirantes que o exploravam, acabavam por saírem em outras direções, à procura de mais jazidas do nobre metal.

O povoado que deu origem a Prados surgiu nos primórdios do Século XVIII, em 1704, quando dois irmãos bandeirantes, Manoel e Félix Mendes do Prado, chegaram aqui com uma comitiva vindos de Taubaté-São Paulo. A notícia do ouro fácil atraiu muitos paulistas para a região.

Entretanto, com o empobrecimento das minas e a escassez do outo, a propriedade da terra começou a atrair outras pessoas, verificando-se uma alternância na atividade dos antigos bandeirantes, surgindo assim os primeiros sesmeiros da região. Data daí o desenvolvimento urbano de Prados, ao longo dos Séculos XVIII e XIX.

O povoamento que até então se formou, teve rápido crescimento com a influência dos forasteiros que aqui chegavam a procura de ouro e, sobretudo, por ser passagem de tropas e boiadas que do centro de Minas dirigiam-se para a Zona da Mata.

A localidade de Prados pertenceu à Vila de São José del-Rei, atual Tiradentes, até 1890. Emancipada pelo Decreto Estadual número 41. Em 1891 o município foi instalado. Neste mesmo ano foram lhe conferidas as regalias de Comarca pela Lei Estadual número 23, de 24 de maio daquele ano.

Ao sopé da Serra de São José, Prados apresenta em boa parte um belo casario, onde se mesclam o antigo e o moderno.

A “Cidade da Música”, como é conhecida, é também berço de inconfidentes. Aqui nasceu boa parte da história das Minas Gerais.

Prados, “Presépio de Minas”, evoca não só beleza, mas tradição e poesia, guardadas em suas tortuosas e estreitas ruas.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: