Menu Lateral
 
Prados, 25 de Abril de 2017 :: 56 visitantes online.

Projovem lança campanha de reutilização do óleo vegetal

Publicado em 15/04/2015 00:00:00


 

Com o lema “Óleo Legal” o Projovem de Prados está desenvolvendo uma campanha de reutilização do óleo vegetal de uso culinário, para dar o destino correto ao óleo de cozinha para que possa ser reciclado.

O objetivo da campanha é diminuir os impactos ambientais nos recursos hídricos do município, uma vez que o óleo que sobra das frituras chega aos rios prejudicando todo o ecossistema. Quando é jogado em terrenos o óleo dificulta a passagem da água e contamina o solo.

Segundo as pesquisas já realizadas, cada litro de óleo despejado na rede de esgoto tem potencial para poluir cerca de vinte e cinco mil litros de água e o acúmulo de óleo e gordura nos encanamentos pode causar entupimentos e refluxo de esgoto.

Para o reaproveitamento do óleo os alunos do Projovem realizam a coleta seletiva nos pontos pré-determinados. O óleo recolhido é reciclado e transformado em sabão ecológico que será comercializado pelos alunos e a renda será revertida para investimentos em projetos do Programa Nacional de Inclusão ao Jovem (Projovem), e também doado para as instituições da cidade como a Amai e a Apae.

Como acondicionar o óleo usado:

Quando o óleo não servir mais para o uso culinário a pessoa deve esperar esfriar na própria panela. Em seguida despeje o óleo em uma garrava tipo PET, utilizando para isso um funil. Feche a garrafa para evitar odores e insetos. Limpe a panela e o funil com um guardanapo e descarte-o no lixo orgânico. Ao ficar cheia a garrafa leve-a ao ponto de coleta mais próximo de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 09hs às 17hs.

Pontos de Coleta:

Centro: Bar do Tuquinha, Bar do Dário, Posto de Saúde, Associação Comercial (Coreto), Bar do Vicentinho, Departamento de Assistência Social e Artesanato do Largo.

Quebra Castanha: Oficina do Beto e Feirinha do Geraldo.

Taipa: Bar do João Pitanga e Bar Cantinho do Céu.

Atalaia: Mercearia do Paulo Cesar.

Jardim primavera: Bar e Fábrica de Salgados do Daniel.

Rua de Baixo: Departamento de Obras, Calçados Cássia, Casa de Ração (Nilza) e lanchonete do Daniel (Vai que em fico).

Coqueiro: Cras.

A campanha do Projovem conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Prados, Administração “Por Todos e Para Todos”, Departamento Municipal de Assistência Social e Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: