Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 10 visitantes online.

Viação Cipó em Prados vai ao ar dia 22

Publicado em 04/03/2015 00:00:00


 

O Programa Viação Cipó veiculado pela TV Alterosa (SBT) foi gravado em Prados na semana passada e vai ser exibido no domingo dia 22 de março, às 10 horas, com reprise no sábado, dia 28 às 09 horas.

A produção do Viação Cipó chegou à cidade na terça-feira, dia 24, ficando hospedada na Pousada Logo Guará. Durante dois dias os técnicos visitaram toda a cidade em busca das melhores locações. Na quinta-feira e na sexta-feira o apresentador Otávio di Toledo ficou em Prados e realizou gravações na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na Casa da Câmara, na Capela de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Carassa, na Casa da Serra, na Estrada Parque, no restaurante Grotão, na Selaria Estrela e no Fazenda/Alambique Tabaroa.

É importante ressaltar que para as filmagens em Prados, além dos equipamentos tradicionais como filmadoras e máquinas fotográficas, a Viação Cipó utilizou, pela primeira vez na gravação de seu programa em Minas Gerais, um “Drone” (veículo aéreo não tripulado) para a tomada de imagens aéreas.

Durante os quatro dias em que estiveram por aqui a equipe realizou também diversas outras gravações em pontos turísticos do Município e em várias lojas de artesanato.

Igreja Matriz e Casa da Câmara: religiosidade e história

Na quinta-feira a gravação na Igreja Matriz foi feita com o padre Dirceu de Oliveira Medeiros que falou sobre a cultura religiosa da região e sobre os bens patrimoniais religiosos.

Em seguida Toledo gravou em frente à Casa da Câmara com o turismólogo Daniel Fonseca e Silva de Carvalho, que falou da história de Prados, desde a chegada dos irmãos Prados no início do Século XVIII até os dias atuais. Saindo de lá eles visitaram um Passinho da Semana Santa e seguiram para a Capela de Nossa Senhora do Rosário, onde Daniel explicou a participação de Prados na Inconfidência Mineira.

Aí o grande destaque que Toledo encontrou, além da participação de vários inconfidentes pradenses, foi a inconfidente Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, de Prados, que residia na Fazenda Ponta do Morro.

Vila Carassa:

A viagem da Viação Cipó continuou chegando até a Vila Carassa. Lá o artesão Guto mostrou a Toledo o processo de produção do artesanato, partindo das grandes toras de madeira certificada, até a conclusão final das peças. Explicou também como surgiu este tipo de artesanato em Prados, citando o mestre Itamar Julião, criador e precursor do artesanato em madeira no Município.

Selaria Estrela:

Da Vila Carassa Toledo partiu com sua equipe para a Selaria Estrela. Lá eles puderam constatar o grande investimento que a Prefeitura está fazendo para a conservação e restauração dos bens patrimoniais do Município. O histórico casarão está passando por uma intervenção emergencial, com investimentos superiores a R$ 313 mil reais, para a sua recuperação. E também a sede da Lira Ceciliana onde a Prefeitura está investindo mais de R$ 70 mil.

Em função da recuperação do Casarão, a Selaria Estrela está funcionando em um barracão nos fundos da propriedade, onde eles foram recebidos pelo proprietário “Nhô” do Zé Marques. Nhô contou a história da Selaria, onde ele começou a trabalhar há quase 80 anos atrás. Explicou os produtos que são feitos no local, como selas, arreios, perneiras, barrigueiras, baixeiros, cabrestos e diversas outras peças.

Contou, também, que apesar da vizinha Dores de Campos atualmente dominar este mercado na região, todo o processo foi iniciado aqui em Prados, logo após o ciclo do ouro, quando Prados iniciou a manufatura em couro que foi famosa em todo o Estado e até em estados vizinhos. “Foi aqui que eles aprenderam”, comentou Nhô.

O Mexidão do Grotão:

No final da tarde a Viação Cipó chegou ao restaurante Grotão. Lá eles foram recebidos pela proprietária Dona Nini, sua família e equipe de colaboradores, para a preparação da receita escolhida para o programa de Prados. Dona Nini fez então o já famoso Mexidão do Grotão. Durante a preparação do prato ela contou casos e histórias, inclusive, informando a todos que o Mexidão está tão famoso que pode ser comido até em São Paulo, onde um restaurante fez questão de inclui-lo em seu cardápio.

Casa da Serra e Estrada Parque:

Na sexta-feira a equipe se deslocou para a Casa da Serra – sede da Área de Proteção Ambiental da Serra de São José e do Refúgio Estadual de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José. Eles visitaram, gravaram imagens na Casa da Serra e entrevistaram o coordenador das duas áreas protegidas Itamar Christofaro Silva, que explicou a importância da áreas protegidas para o meio ambiente e a atuação do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e de sua equipe na Serra de São José.

Em seguida eles percorreram a Estrada Parque Passos dos Fundadores, onde ficaram conhecendo as belezas naturais da Serra de São José e a existência da Estrada Parque que é parte do leito natural da Estrada Real (Caminho Velho).

Bichinho e Tabaroa:

Da Estrada toda a equipe foi para a comunidade do Bichinho, onde também foram feitas diversas imagens e gravações. A visita à comunidade terminou no Fazenda/Alambique Tabaroa.

Eles foram recebidos por Alexandre, proprietário da Tabaroa, na loja/cachaçaria localizada no Bichinho, de onde partiram para a fazenda. Alexandre “Tabaroa”, que percorreu com a Viação Cipó a Trilha Ecológica da fazenda, chegando a uma Figueira centenária ao pé de uma antiga beta de ouro - produto que foi muito explorado na região na época da colonização. Alexandre explicou que todos os visitantes do alambique fazem o passeio ecológico e recebem um kit com sacolinha descartável, água mineral e uma toalhinha, no início do trajeto.

Em seguida os visitantes chegaram à fábrica de papel artesanal feito com bagaço de cana, que é utilizado na confecção dos rótulos da Cachaça Tabaroa e em seguida partiram para a visita ao alambique. Após percorrer todas as instalações e conhecer o processo de fabricação da cachaça. A equipe da Viação Cipó chegou ao depósito de armazenamento dos toneis e à sala de degustação da cachaça, onde a visita foi encerrada.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: