Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 68 visitantes online.

Retirada dos latões de lixo apresenta bons resultados em Prados

Publicado em 19/12/2014 00:00:00


 

Manter a cidade mais limpa, saudável e bela é uma responsabilidade de todos. Para contribuir com isso a Prefeitura desenvolveu um programa e já retirou os latões de lixo dos bairros de Pinheiro Chagas, Quebra Castanha, Jardim Primavera e Atalaia. Nestes bairros foi feita a divulgação da ação, acompanhada de uma tabela contendo os dias e horários que o caminhão de lixo está passando.

Com os moradores já conscientes da mudança a Prefeitura solicitou que os mesmos coloquem o lixo doméstico nos dias e horários de coleta, em sacolas plásticas penduradas nos muros e portões ou de alguma outra forma suspensos para que os cachorros não rasquem as sacolas.

O programa está dando certo. Nos bairros onde já foi implantado o sistema praticamente todos os moradores estão adotando as medidas de recolhimento correto do lixo para manter a cidade mais limpa.

Entulho é de responsabilidade de cada morador:

Porém, existem exceções: em algumas casas as pessoas ainda estão deixando as sacolas plásticas no chão e os cachorros rasgam as mesmas antes da passagem do caminhão de lixo.

Outro caso que preocupa é o fato de que alguns moradores pensam que entulho também é lixo. Colchões, restos de obra, limpeza de horta, entre outros, não são considerados lixo doméstico. Assim ainda é possível ver, como na foto de abertura da matéria o descarte incorreto destes materiais.

O descarte de entulhos é de responsabilidade de cada morador que deve providenciar o seu recolhimento e destinação correta nos aterros apropriados, sendo inclusive passível de multa, conforme a Lei Municipal no. 2006, de 2011.

De acordo com a Lei a Prefeitura pode aplicar multa aos infratores, uma vez que entulhos diversos podem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.

A Lei determina que as multas são calculadas em UPFM (Unidade Padrão Fiscal do Município), que atualmente equivale a R$ 42,25 (quarenta e dois reais e vinte e cinco centavos a unidade). A UPFM é reajustada anualmente no mês de janeiro.

Valor da multa é de 05 (cinco) UFPM a cada autuação, podendo chegar a até 10 UFPM de acordo com as reincidências.

A prefeitura pede a colaboração de todos moradores para que tenhamos uma cidade mais limpa, saudável e bela.

Caso você veja alguém descartando entulhos ou mesmo lixo doméstico em local incorreto, ligue para a Prefeitura (3353-6388) Ramal – 25, sem precisar se identificar, para que os fiscais municipais possam atender a solicitação.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: