Menu Lateral
 
Prados, 23 de Abril de 2017 :: 37 visitantes online.

Vigilância Sanitária se reúne com hotelaria e comerciantes de alimentos do Bichinho

Publicado em 17/12/2014 00:00:00


 

O Sistema Municipal de Vigilância Sanitária (Visa) de Prados convida os proprietários de hotéis, pousadas, lanchonetes, padarias e bares do Bichinho para uma reunião de orientação sobre as boas práticas para os serviços de hospedagem/alimentação a ser realizada na terça-feira (23/12), no Posto de Saúde de Vitoriano Veloso (Bichinho), às 18 horas.

Na reunião o coordenador da Visa Leonardo José Carvalho de Melo vai apresentar as normas da Vigilância Sanitária para a prestação dos serviços e entregar a todos a Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece as Boas Práticas.

A apostila contém e destaca os seguintes temas: Como deve ser o local de trabalho (destacando a limpeza e organização do ambiente); Os cuidados que devem ser tomados com a água (água corrente e tratada, proveniente do abastecimento público, ou se de poços artesianos analisada de seis em seis meses); O que fazer com o lixo (lixeiras de fácil limpeza, com tampas e pedal e retirada do lixo para fora da área de preparo dos alimentos); Quem é o manipulador de alimentos (pessoa sempre limpa, com os cabelos presos e cobertos, sem barba, brincos, pulseiras, etc., e sem maquiagem); Quais cuidados devem ser tomados com os ingredientes usados no preparo dos alimentos (onde comprá-los de fornecedores que atendem às Boas Práticas). Leo explica que o papel da Vigilância Sanitária é proteger a população de riscos.

Ao final será distribuída uma aos participantes uma cartilha sobre Boas Práticas para serviços de hotelaria e alimentação e um panfleto de orientação dirigido ao consumidor.

 

O Sistema Municipal de Vigilância Sanitária:

O Sistema foi implantado em Prados por força da descentralização das ações de Saúde no Brasil. O Sistema Municipal de Vigilância Sanitária (Visa) está trabalhando para garantir uma melhor qualidade dos serviços e produtos de consumo de uma maneira geral, fiscalizando desde hospedagem, passando pelos alimentos até os produtos de limpeza, higiene e outros.

Com a descentralização todos os municípios ficaram responsáveis pela instauração da Vigilância Sanitária, cabendo aos mesmos realizar as fiscalizações, orientações e outros serviços do setor.

Assim, hotéis, pousadas, supermercados, açougues, padarias, bares, trailers, Amai, Apae, clínicas, academias, salões de beleza e até os órgãos municipais, como o cemitério, ambulâncias, escolas e para os demais estabelecimentos a serem fiscalizados, entre outros, recebem a visita dos fiscais sanitários municipais.

O objetivo do trabalho é garantir uma maior segurança tanto para o consumidor, quanto para os comerciantes e empreendedores, no que se refere à qualidade dos produtos e serviços comercializados.

“Num estabelecimento fiscalizado pela Vigilância Sanitária os consumidores tem a garantia de que estão adquirindo produtos e serviços de qualidade, dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, tanto ganha o comerciante/prestador de serviços, quanto o consumidor, pois além da garantia de saúde pública para a população em geral, o comércio de qualidade aumenta a venda de seus produtos”, afirma o coordenador Municipal de Vigilância Sanitária Leonardo José Carvalho de Melo.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: