Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 61 visitantes online.

Comemoração dos 100 anos da Escola Municipal Getúlio Silva

Publicado em 24/11/2014 00:00:00


 

Com o mote “O compromisso de nossa escola e proporcionar saberes para a construção de um mundo melhor”, a Escola Municipal Getúlio Silva, localizada em Vitoriano Veloso (Bichinho) realizou a solenidade de comemorou 100 anos na sexta-feira (21/11).

O evento foi uma verdadeira festa, com a presença de alunos, comunidade e autoridades municipais. Logo no início a diretora da unidade Lílian Maria Valle apresentou um histórico da escola, criada em 1914, quando a comunidade ainda pertencia à vizinha cidade de Tiradentes e foi inaugurada com o nome de Escola Rural Mista de Vitoriano Veloso. Explicou que a escola recebeu o nome atual mais tarde, quando o Bichinho já pertencia ao município de Prados.

Em seguida falou do compromisso dos diretores, professores e servidores que passaram pela escola, com a qualidade do ensino praticado no local. Falou também das reformas pelas quais o prédio passou e da ampliação que a Prefeitura de Prados realizou em 2008, durante a Administração do ex-prefeito Gustavo Gastão, quando recebeu mais cômodos e uma quadra poliesportiva.

Lílian Valle anunciou que nos seus 100 anos a Escola Municipal Getúlio Silva estava homenageando a professora D. Zelita, a mais antiga servidora da escola ainda viva.

O prefeito Maurílio José de Lima (Liu) destacou o compromisso de todos que durante os 100 anos da escola contribuíram com seu projeto educacional, principalmente a participação comunitária. Explicou como a escola surgiu, o atendimento aos alunos da comunidade e da região durante os anos e anunciou que em sua administração a quadra poliesportiva da escola será coberta.

Liu destacou: A história da escola faz parte da história da comunidade. O mais importante é comemorar os 100 anos de participação social, de formação e de aprendizagem. A educação somente é possível pela presença do humano, do afeto, da dedicação de todas as pessoas que por aqui passaram e deixaram sua contribuição.

Lembrou também que para agradecer a toda comunidade escolar não haveria melhor escolha que homenagear a D. Zelita, que sempre possuiu o dom do afeto, sempre transformou com suas mãos e voz as letras em poesia e sempre ensinou com prazer e alegria.

O Prefeito concluiu dizendo que “a educação tem de ser transformadora e contribuir para a formação de cidadãos atuantes, críticos e participativos na construção de um mundo melhor. Este tem sido o papel e o exemplo da Escola Getúlio Silva”, concluiu.

O evento contou com uma extensa programação para os alunos

Na quarta-feira pela manhã e à tarde foram realizadas oficinas pedagógicas e de música, ministradas pelos professores da própria Escola e do Programa Mais Educação.

Na quinta-feira os 84 alunos da Escola visitaram o Museu da Liturgia e a Casa Padre Toledo, em Tiradentes. Na sexta-feira teve apresentações de música, teatro e paródias pelos alunos da Getúlio Silva, na própria escola. A programação foi encerrada com uma missa no domingo à noite, na igreja Nossa Senhora da Penha de França.

A Escola:

Hoje a escola possui quatro salas de aula, uma sala para os professores, quatro banheiros, uma biblioteca, cozinha, despensa de alimentos e despensa de material de limpeza e uma moderna quadra poliesportiva.

A escola conta com uma equipe de 11 funcionários que trabalham todos os dias e uma equipe pedagógica que visita a Escola uma vez por semana. Nela estudam 84 crianças, sendo 35 no turno da manhã e 49 no turno da Tarde.

A Escola Municipal Getúlio Silva foi a primeira em Prados a aderir ao Programa Mais Educação, do Governo Federal.

O evento contou com a presença do prefeito Liu, do presidente da Câmara Municipal Aécio José da Silva, do vice-prefeito Marcos Possa, do vereador Martiniano Moreira de Carvalho, da diretora Municipal de Educação Graciane Cristina Morais e das diretoras das diversas escolas municipais de Prados.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: