Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 38 visitantes online.

Vigilância Sanitária em defesa da comunidade

Publicado em 11/09/2014 00:00:00


 

Implantado em Prados por força da descentralização das ações de Saúde no Brasil, o Sistema Municipal de Vigilância Sanitária (Visa), está trabalhando para garantir uma melhor qualidade dos produtos de consumo de uma maneira geral, fiscalizando desde os alimentos até os produtos de limpeza, higiene e outros.

Com essa descentralização todos os municípios ficaram responsáveis pela instauração da Vigilância Sanitária, cabendo aos mesmos realizar as fiscalizações, orientações e outros serviços do setor.

Assim, supermercados, açougues, padarias, bares, trailers, hotéis, Amai, Apae, clínicas, academias, salões de beleza e até os órgãos municipais, como o cemitério, ambulâncias, escolas e palestras para merendeiras e para os demais estabelecimentos a serem fiscalizados, entre outros, estão recebendo a visita dos fiscais sanitários municipais.

O objetivo do trabalho é garantir uma maior segurança tanto para o consumidor, quanto para os comerciantes e empreendedores, no que se refere à qualidade dos produtos comercializados, suas datas de vencimento, higiene na prestação de serviços e de alimentos comercializados.

“Num estabelecimento fiscalizado pela Vigilância Sanitária os consumidores tem a garantia de que estão adquirindo produtos e serviços de qualidade, dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, tanto ganha o comerciante/prestador de serviços, quanto o consumidor, pois além da garantia de saúde pública para a população em geral, o comércio de qualidade aumenta a venda de seus produtos”, afirma o coordenador Municipal de Vigilância Sanitária Leonardo José Carvalho de Melo (Leo da Leila).

A Visa Municipal vem se estruturando ao longo dos últimos anos e implantando ações como orientações e fiscalização do setor regulado. As ações da Vigilância Sanitária devem promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde decorrentes da produção e circulação de produtos e da prestação de serviços de interesse à saúde.

Em caso de necessidade a comunidade em geral pode procurar a Vigilância Sanitária, que funciona na Secretaria de Saúde, na Rua professora Marta Costa, 110, ou pelos telefones: 3353-6280 ou 3353-6345.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: