Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 40 visitantes online.

Realizado 2ª Encontro de Economia Solidária de Prados

Publicado em 19/05/2014 00:00:00


 

A Prefeitura realizou no sábado (17/05) o 2º Encontro de Economia Solidária de Prados. O evento aconteceu durante todo o dia no pátio da Escola Municipal Maestro Adhemar Campos Filho e contou com a participação de mais de 50 pessoas.

A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem.

A Economia Solidária é uma prática regida pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção de dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo. Também é entendida como uma estratégia de enfrentamento da exclusão social e da precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de trabalho e renda.

O evento foi organizado pelos Departamentos Municipais de Assistência Social, de Agropecuária e Meio Ambiente e de Cultura e Turismo, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), foi aberto oficialmente pelo Prefeito Liu e pelo professor Jânio Caetano de Abreu, da UFSJ às 9 horas. Liu falou da criação da Lei da Economia Solidária em Prados, em 2012 e da importância do Projeto para o Município, sendo um grande gerador de renda e de inclusão social. Já o professor Jânio destacou que a Economia Solidária de Prados é o modelo que deu certo na região e agora está sendo gerador para outros municípios do Estado.

Um grande grupo do município de Guapé, no Sul de Minas, compareceu ao evento buscando informações e experiências para a implantação do Projeto de Economia Solidária naquele município.

Participaram do evento o prefeito Maurílio José de Lima (Liu), O vice-prefeito Marcos Possa, os Diretores de Departamento de Assistência Social Mauro Roberto Carvalho, do Departamento de Cultura e Turismo, Keila Maria Velho, do Departamento de Agropecuária Carlos Lúcio do Nascimento, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Caras) Luciene Janiques, os professores Janio Caetano de Abreu, Benedito Anselmo Martins de Oliveira da UFSJ, os representante do Fórum Nacional e Estadual de Economia Solidária o professor Roberto Lira Galvão e Francisca Maria da Silva, a professora Maria de Lourdes Sousa Oliveira representante do projeto relações de gênero da Universidade Federal de Lavras (Ufla), as estagiárias da UFSJ Alana Carvalho e Clarisse Avelar, representantes da comunidade do Coqueiro, Bichinho, Pinheiro Chagas e da Agricultura Familiar, além dos representantes do Assentamento de Reforma Agrária Santo Dias do município de Guapé, do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Lavras, do Grupo de Mulheres Olhos d’água, também de Guapé, a coordenadora Nacional de Economia Solidária Francisca Maria da Silva (Chica da Silva); o vereador Dejair José da Trindade Teixeira; servidores da Prefeitura e membros do Projeto de Economia Solidária de Prados.

Prados participará da Conferência Estadual de Economia Solidária

E falando ainda de Economia Solidária, aconteceu no dia 16 de Maio em São João del-Rei, a II Conferência Regional de Economia Solidária, onde foram eleitos os delegados para representar a Região dos Campos das Vertentes na Conferência Estadual de Economia Solidária, que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2014. A Assistente Social coordenadora do Cras de Prados Luciene Santos Almeida Janiques, foi eleita delegada e estará em Belo Horizonte participando do evento.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: