Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 90 visitantes online.

Cras mantém extensa programação para 2014

Publicado em 01/04/2014 00:00:00


 

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras), ligado do Departamento Municipal de Assistência Social (DAS) executa diversas ações durante o ano, para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Projovem Adolescente:

Durante o ano serão mantidos quatro coletivos do Programa Projovem, com 15 a 30 jovens cada. Dois em Prados, um no Bichinho e um nas Pitangueiras. O número de jovens atendidos está estimado em 65, na faixa de 12 a 17 anos de idade.

Nos coletivos do Projovem os alunos terão aulas de Meio Ambiente, Hip Hop, Ética e Cidadania, Artesanato e Esportes

O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), do Governo Federal, que atende exclusivamente a faixa etária de 12 a17 anos. É um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O Programa tem como objetivo complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

O Projovem Adolescente articula três eixos estruturantes em seu traçado metodológico: Convivência Social, Participação Cidadã e Mundo do Trabalho, que são trabalhados em seis temas relacionados à juventude: Direitos Humanos e Socioassistenciais, Trabalho, Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Esporte e Lazer.

Para isso são desenvolvidas oficinas de Meio Ambiente, de Música, de Educação Física, e de Ética e Cidadania e artesanato.

O objetivo geral de todas as oficinas é formar jovens conscientes de seu papel dentro da sociedade em que vivem.

Programação do Cras para 2014

Atividades semanais desenvolvidas ao longo do ano.

  • Trabalho com as crianças 3 vezes por semana, 2 horas diárias, manhã e tarde, cujo principal objetivo é transmitir a elas de forma lúdica, valores morais e sociais;
  • Cursos de inclusão produtiva, que visam à geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social;
  • Trabalho com a terceira idade uma vez por semana.

Atividades isoladas a serem desenvolvidas durante o ano.

  • Campanha de conscientização sobre o uso de álcool e outras drogas;
  • Campanha de conscientização sobre o uso de álcool e outras drogas;
  • Campanha sobre a gravidez na adolescência;
  • Curso de gestantes

Estas campanhas serão feitas em toda a zona Urbana e na zona Rural do Município.

Outros serviços:

A partir da segunda quinzena do mês do Abril, o Cras inicia atividades com as crianças e as famílias dos bairros Banheira e Alto Cruzeirinho. Será iniciado, também, o Programa de Inclusão Produtiva nas comunidades das Pitangueiras e Orozimbo.

Os serviços têm por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades, a participação, o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo com isso situações de risco, a exclusão e o isolamento dos indivíduos.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: