Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 69 visitantes online.

Centro de Saúde Mental “Bem Viver” já atende 170 pacientes em Prados

Publicado em 17/01/2014 00:00:00


 

Criado através de parceria entre a Prefeitura e o Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (Cisver), o Centro de Saúde Mental “Bem Viver”, ligado ao Departamento Municipal de Saúde (DMS) funcionava desde maio de 2013 em Pinheiro Chagas. Em meados de dezembro passado a Prefeitura transferiu a unidade para a Rua Professor Adalberto Vale, no 07, ao lado da Escola Estadual Dr. Viviano Caldas.

Através da parceria a Prefeitura repassa ao Cisver 0,5% do FPM municipal, recurso este utilizado pelo Consórcio para as licitações e com isso torna mais barato os atendimentos que o Cisver gerencia. Assim o Consórcio já forneceu para o Projeto um fogão, mesa, cadeiras e outros bens móveis e em breve deverá mandar um computador. A Prefeitura arca ainda com os custos de manutenção do funcionamento da unidade, como por exemplo, o salários dos servidores, o aluguel do imóvel e sua manutenção.

O Bem Viver atende atualmente 82 pacientes na área de psiquiatria e 88 na área de neurologia, o que dá um total de 170 pessoas utilizando os serviços.

Para o atendimento o Centro conta com os seguintes profissionais: um médico psiquiatra, Dr. Márcio Reis Botelho e um neurologista, Dr. Rodrigo Ferreira,que atendem uma vez ao mês; um terapeuta ocupacional, Marcelo Lima Rodrigues de Carvalho, que atente a cada 15 dias; uma psicóloga, Maria da Conceição Reis Torga, que recebe os pacientes durante toda a semana, com exceção das terças-feiras. Possui ainda uma atendente Rosimeire do Rosário Pereira Trindade, que encaminha os solicitantes e faz o controle dos atendimentos.

O atendimento é gratuito e feito por encaminhamento médico. Os casos de urgência tem prioridade no atendimento e, além disso, já existe uma fila de espera cujo atendimento é feito de acordo com a data da solicitação. E, ainda, surgem casos espontâneos, quando o próprio paciente ou a família do mesmo procuram o Centro de Saúde Mental “Bem Viver”.

O paciente é encaminhado ao médico indicado e passa a fazer o tratamento com avaliação mensal. Dependendo de cada caso os médicos indicam a utilização de medicamentos e/ou tratamento psicológico e/ou de terapia ocupacional. Ou, ainda, o paciente é encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

As sessões de atendimento do Bem Viver são programadas e previamente agendadas. O tratamento é continuado até que o médico responsável entenda que o paciente pode ter alta.

A implantação e funcionamento do Centro de Saúde “Bem Viver” em Prados, gerou um maior conforto para os pacientes e seus familiares, que não precisam mais se deslocar para outros municípios a fim de serem atendidos.

O “Bem Viver” conta com um consultório médico, um consultório de psicologia, uma sala de terapia ocupacional e sala de espera. Futuramente será formada no quintal uma horta de plantas medicinais, a ser trabalhada pelos próprios pacientes dentro das sessões de terapia ocupacional.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: