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Prefeitura e segmentos representativos iniciam debate sobre a organização do Carnaval 2014

Publicado em 14/01/2014 00:00:00


 

Melhorar a qualidade do Carnaval de Prados, dar mais segurança e conforto para a população e foliões e fazer uma festa alegre sem maiores transtornos para todos é o objetivo da Prefeitura ao chamar os atores que participam do carnaval pradense – a festa de nosso calendário de eventos que mais atrai o turista à cidade. Para isso duas reuniões já foram realizadas. A primeira no dia 3 de janeiro e a segunda na última terça-feira (13/01), ambas no saguão da Prefeitura Municipal.

Durante a primeira reunião algumas determinações referentes a organização do Carnaval foram adotadas, tais como: perímetro da área urbana reservado para a realização da festa; período em que o trânsito ficará fechado para veículos durante os dias da festa; impedimento da entrada de vans e ônibus na área central da cidade; colocação de guinchos nas duas principais entradas da cidade para a remoção de veículos estacionados em local proibido; aumento do número de seguranças para fiscalizar o trânsito e estacionamento de veículos; aumento do número de banheiros químicos no perímetro onde será realizado o Carnaval; contratação de um caminhão pipa; colocação de faixas informativas e educativas já no pré-carnaval; melhoria da iluminação nas ruas onde será realizado o evento, e manter a proibição da venda e consumo de bebidas em garrafas de vidro, conforme Decreto Municipal nº. 2.368, de 04/01/2013, entre outros.

Na segunda reunião ficou estabelecido que serão colocados três pontos de som mecânico, porém, todos os três tocando a mesma música. O repertório será variado para atender a todos os públicos e escolhido pela Comissão Organizadora. O único tipo de música que a Comissão resolveu proibir é o chamado “Funk Pancadão”, que incita a violência, o uso de drogas e outros comportamentos prejudiciais. Nos dias de descida dos blocos o volume do som será abaixado 30 minutos antes do desfile e os foliões serão avisados através do sistema de som.

Desfile dos Blocos:

A programação da descida dos blocos foi determinada da seguinte maneira:

Na sexta-feira, às 22 horas, desce o Bloco da Maria Célia, o Vem quem quer. No mesmo horário o bloco Prazer das Morenas, de Pinheiro Chagas deixa a concentração para chegar no Centro por volta da meia noite.

No sábado o Bloco da UCA se apresenta das 20hs às 21h30; o Vem quem quer das 21h30 às 22h30; e o Gato Preto das 22h30 à meia noite.

No domingo a Ukinha desce das 16h30 às 17h30 e o Gatinho das 17h30 às 18h30. A UCA desfila à noite das 20hs às 22hs e o Gato Preto das 22h à meia noite.

Na segunda-feira o Gatinho saí das 16h30 às 17h30 e a Ukinha das 17h30 às 18h30. À noite o Gato Preto desfila das 20hs às 22hs e a UCA das 22hs à meia noite.

Na terça-feira a Ukinha saí das 16h30 às 17h30 e o Gatinho das 17h30 às 18h30. À noite a UCA desfila das 20hs às 22hs e o Gato Preto tem horário reservado das 22hs à meia noite. (O Gato Preto ainda estuda a possibilidade de desfilar na terça-feira.

Todas as noites haverá tolerância de 15 minutos para os blocos deixarem às ruas. Após vencido o prazo a Polícia Militar irá tirar o bloco infrator das ruas e o mesmo poderá ser penalizado, deixando de receber parte da subvenção municipal no próximo ano.

Embarque e desembarque de visitantes:

O embarque e desembarque de passageiros dos ônibus e vans vindos da rodovia que liga a São João del-Rei será feito no Bairro de Pinheiro Chagas, próximo ao Atelier Beth Velho, de onde os veículos não poderão passar.

Da mesma forma, para os ônibus e vans que vem da rodovia que liga a Barbacena terão que fazer o embarque e desembarque de passageiros no Bairro Rua de Baixo, perto da Serraria Costa, de onde os veículos não poderão passar.

Banheiros químicos:

Os participantes da Comissão solicitaram que sejam instalados mais banheiros químicos e que os mesmos sejam melhor distribuídos, nos pontos de mais fácil acesso aos foliões.

Assim, foi sugerido que os banheiros químicos sejam colocados nos seguintes pontos: defronte ao antigo prédio do Calçados Franco, próximo ao posto de gasolina; na Rua Ministro Gabriel Passos, próximo da casa do Harley; na subida do Bairro Quebra Castanha (saída da Praça Dr. Viviano Caldas); e, ainda, sobre o ribeiro, defronte a agência dos Correios.

Outras medidas:

Ficou decidido também que será contratado um maior número de seguranças, para que, em apoio à Polícia Militar, o trânsito possa ser melhor organizado, principalmente com relação a entrada e saída dos veículos na cidade.

As barracas que tradicionalmente são instaladas junto a calçada defronte à Praça Dr. Viviano Caldas, no trecho entre a UCA e a Casa do Lester, este ano serão instaladas junto a calçada da Praça e o Alvará para funcionamento das mesmas será cobrado por valor de metro quadrado.

Carnaval do Bichinho:

O Carnaval no Bichinho tem uma Comissão Organizadora própria que conta com o apoio da Prefeitura Municipal. A Comissão ficou encarregada de organizar a programação dos desfiles e comunicará previamente à Prefeitura.

Os membros da Comissão do Bichinho que participaram da reunião solicitaram a instalação de dois banheiros químicos e três tendas, o que será atendido pela Prefeitura.

Trânsito:

Com relação à organização do trânsito na cidade, ficou determinado que nos dias do Carnaval o centro da cidade será fechado ao trânsito de veículos das 13h às 05h.

Ficou estabelecido que a Comissão de Mobilidade Urbana, que já vem estudando as mudanças no trânsito da Cidade, deverá, em sua próxima reunião, estabelecer as ruas que funcionarão em mão única, os locais onde será permitido o estacionamento de veículos e outros temas relativos à organização do trânsito durante o Carnaval.

Segurança Pública:

O Sargento PM Sandro Raimundo Silva (Tété), da Polícia Militar, que participou da reunião, informou que haverá um bom contingente de reforço policial. Ficou estabelecido também que a Polícia Militar utilizará o Coreto da Praça Dr. Viviano Caldas como torre de observação, para atuar com maior agilidade nos conflitos que possam surgir naquela região que é a mais movimentada durante o Carnaval.

Ele solicitou, ainda, que seja realizada uma reunião entre Prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar e Segurança contratada, para que a festa momesca tenha um bom êxito. E que, o Plantão da Polícia Civil seja atuante na cidade durante os dias de Carnaval, para que, em caso de ocorrência policial, as viaturas e guarnições da PM não precisem se deslocar de Prados para realizar as autuações em São João del-Rei, evitando-se com isso o enfraquecimento da força policial.

Participaram da segunda reunião realizada no dia 13/01 as seguintes pessoas:

Cláudia Aparecida Teixeira Nascimento, Edmilson Candido da Silva, Jean Maquenze Fonseca, Nívea Maria de Oliveira Ladeira, José Eduardo Ferreira de Paula, Miguel Egídio dos Santos, Rodolfo Ladeira Castilho, Hernane José Ferreira, Martiniano Moreira de Carvalho, Maurílio José de Lima (Liu), o Sargento PM Sandro Raimundo Silva, Marlon Teixeira de Carvalho, Maria Célia Paes de Oliveira, Daniel Fonseca e Silva de Carvalho, Reginaldo do Nascimento, Márcio José Rezende, Daniane F. de Paula Assis, Ângela Raimunda Silva Lobo, Keila Maria Velho e Dejair José da Teixeira Trindade.

http://prados.mg.gov.br


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