Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 62 visitantes online.

Aprenda Brincando está sendo desenvolvido nas escolas municipais de Prados

Publicado em 09/12/2013 00:00:00


Editor de texto rico, editor1

/A Prefeitura de Prados, através do Departamento Municipal de Assistência Social em parceria com o Departamento Municipal de Educação, vem desenvolvendo, desde o mês de agosto, o Projeto Aprenda Brincando, de autoria da Assistente Social Nara Martins.

O programa é inserido no Piso Mineiro de Assistência Social, do Governo do Estado, o qual consiste no fornecimento de um valor básico para cofinanciamento dos serviços e benefícios prestados pelos municípios em complementação aos financiamentos já existentes dos governos Federal e Estadual.

O Aprenda Brincando tem como objetivo, reforçar os serviços sócio-assistênciais, que visam à melhoria da vida da população e cujas ações estejam voltadas para as necessidades básicas da população, observando os objetivos, princípios e diretrizes estabelecidas na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

O município ao ser contemplado com o recurso do Piso Mineiro, teve que desenvolver um projeto de atenção a crianças de 6(seis) a 15 (quinze anos) das Escolas Municipais.

As crianças foram escolhidas de acordo com os seguintes critérios:

- Déficits cognitivo e comportamental.

- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

- Problemas Disciplinares.

//

Estes temas são considerados iliteracias - incapacidade ou a dificuldade em ler, interpretar e escrever; falta de conhecimentos considerados básicos; dificuldades emocionais, que são a origem dos problemas comportamentais e, ainda, tem a ver com a incapacidade que as crianças têm de lidar com suas emoções.

O Projeto Aprenda Brincando ensina às crianças os comportamentos socialmente aceitáveis, estimula a aprendizagem de desportos, artes e matérias acadêmicas. O projeto tem como principal função fazer com que as crianças desenvolvam não só o lado cognitivo, bem como também o afetivo. Desta Forma o trabalho que vem sendo realizado, visa ajustar as raízes emocionais que se estabelecem na infância.

Participam do Aprenda Brincando 85 crianças de todas as escolas municipais. Os trabalhos são desenvolvidas uma vez por semana em cada escola, com atividades de teatro e música.

/

As crianças do Carandaizinho estão tendo as aulas no Posto de Saúde. As da Pitangueiras fazem os trabalhos na Escola Aquino Carlos. As crianças de Pinheiro Chagas são atendidas no Cras. No Departamento de Assistência Social as aulas são para as crianças da Escola Adhemar Campos Filho. As crianças do Coqueiro tem aulas no Cras.

O Projeto conta com a Instrutora, Jerusa Livramento Pereira, formada em Teatro pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). É Coordenado pela Filósofa Clínica, e também Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Luciene Janiques.

 

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: