Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 49 visitantes online.

Alimentação oferecida pelas escolas municipais de Prados é considerada de ótima qualidade

Publicado em 12/11/2013 00:00:00


Editor de texto rico, editor1

\Preocupada com a saúde das crianças e o bom aprendizado escolar a Prefeitura de Prados está cuidando cada vez melhor da merenda oferecida nas cinco escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

O cardápio, montado semanalmente, é balanceado, elaborado pela nutricionista  Liliane Aparecida da Cunha Pereira e composto por alimentos que oferecem carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras.

“Os nutrientes que compõem o cardápio são necessários para o bom rendimento escolar e para atender a necessidade nutricional adequada ao desenvolvimento da criança”, afirma Liliane Pereira.

Os alimentos oferecidos são adquiridos através de licitação. Uma parte dos produtos é comprada dos fornecedores tradicionais como os atacadistas e comerciantes varejistas. Destes fornecedores são comprados carne (boi, frango e porco), arroz, feijão, macarrão, milho verde, óleo, extrato de tomate, batata, tomate e frutas.

\\

 Alimentos da Agricultura Familiar

Outra parte dos alimentos, num total de 30% dos recursos destinados à merenda escolar, são adquiridos dos produtores da Agricultura Familiar.

A compra de produtos da Agricultura Familiar garante que os alimentos estejam sempre frescos e com qualidade, pois a produção e comercialização são supervisionadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

São adquiridos da Agricultura Familiar alface, cebolinha, beterraba, cebola, cenoura, pimentão, frutas, tempero, e bolos, entre outros produtos.

\\

 A Rede Municipal de Ensino, composta pelas escolas Adhemar Campos Filho, Professor Antônio Américo, Getúlio Silva, Aquino Carlos e Monsenhor Assis, possui cerca de 800 alunos que recebem uma refeição diariamente. O cardápio oferecido tem em média 400 calorias, sendo composto por carboidratos vindos por exemplo do arroz, proteínas vindas da carne, ferro e outros nutrientes encontrados no feijão, lipídios vindos dos óleos e do milho, vitaminas das verduras, como cebola, beterraba, tomate, minerais e fibras vindas do alface, cebolinha e das frutas.

Assim o cardápio é variado e balanceado para atender a necessidade nutricional dos alunos.

 Exemplo do cardápio das escolas municipais no período de uma semana.

 2ª feira - Arroz temperado com feijão inteiro (arroz, extrato de tomate, milho verde, cenoura, carne moída, feijão e beterraba).

 2ª feira – Arroz, feijão e polenta (arroz, feijão, beterraba, fubá, carne moída, extrato de tomate e pimentão).

 4ª feira – Macarrão ao molho com frango e salada de alface (espaguete, extrato de tomate, milho verde, cebola, frango, alface, tomate e cebolinha).

 5ª feira – Arroz com sopa de legumes (arroz, batata, cenoura, cebola, tomate, frango – sobremesa: banana).

 6ª feira – Arroz, feijão, carne cozida com batatas (arroz, feijão, cebola, beterraba, carne, batata, tomate e pimentão).

 

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: