Menu Lateral
 
Prados, 27 de Abril de 2017 :: 58 visitantes online.

Prados participa da 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

Publicado em 12/09/2013 00:00:00


\\A Prefeitura de Prados, através do Departamento Municipal de Turismo e Cultura está participando da 4ª Jornada Mineira. A programação iniciada no dia 5 de setembro será encerrada no dia 29, com palestras na Lira Ceciliana, Escolas Municipais Adhemar Campos Filho (Centro), Professor Antônio Américo (Pinheiro Chagas) e Getúlio Silva (Bichinho).

O evento, está sendo realizado com três ações diferenciadas. A Primeira intitulada Lira Ceciliana – a banda e seus maestros, visa a divulgação entre os mais jovens sobre a importância da Lira Ceciliana e o papel dos maestros enquanto responsáveis por este legado cultural do Município de Prados.

A segunda inclui a pesquisa de partituras antigas e tem por objetivo valorizar a preservação cultural e as pessoas que participam da Banda de Música da Lira Ceciliana.

A terceira, com o tema Concerto in memorian da Banda de Música da Lira Ceciliana, tem como resultado esperado a valorização entre a nova geração dos antigos maestros da Lira Ceciliana.

No primeiro tema as palestras foram realizadas nos dias 5, 9 e 10 de setembro, nas escolas Adhemar Campos Filho, Antônio Américo e Getúlio Silva. O conteúdo explica que a atividade musical sempre foi presente na cidade de Prados, entretanto, em 1858 ela se institucionalizou através da criação da Lira Ceciliana, uma referência a Santa Cecília, padroeira dos músicos. Atualmente este patrimônio imaterial de Prados tem seu acervo de partituras tombado pelo Município, reforçando a sua importância na história da cidade. Como forma de sensibilizar os alunos do ensino fundamental e levar maiores informações deste legado cultural, a professora de música Rosilaine Maria de Sousa (Lalaine), apresentou palestras sobre a história da Lira Ceciliana, curiosidades dos tipos de instrumentos e toques utilizados, e principalmente, sobre os maestros “griôs” que regeram a Banda.

\\A segunda, está sendo realizada na sede da Lira Ceciliana de 10 a 12 de setembro, onde os alunos das escolas municipais entrevistam o maestro Adhemar Campos Neto e músicos da banda. Em seguida farão redações sobre a pesquisa realizada.

A terceira ação, acontece no dia 29 de setembro, com a apresentação da Banda da Lira Ceciliana na Praça Dr. Viviano Caldas, às 11 horas e está inserida no seguinte contexto: Desde a fundação da Lira Ceciliana, em 1858, pelo alfaiate José Estevão da Costa, importantes regentes e maestros estiveram à frente desta expressiva manifestação musical de Prados. Em 1899, a presidência da Lira foi assumida pelo violonista, pianista e compositor Antônio Américo da Costa, que por 55 anos dirigiu a instituição. Em 1944 já a vez de Adhemar Campos Filho, compositor e regente, sendo o grande responsável por difundir a instituição para além do município. Atualmente a instituição é dirigida por Rejaine Almeida Rezende e continua sendo uma referência para toda a comunidade. Em memória destes “griôs”, será realizada uma apresentação especial para relembrar a significativa contribuição destes maestros para a história da Lira Ceciliana.

 

“Griô: É uma palavra abrasileirada pelo ponto de cultura Grãos de Luz e Griô, de Lencóis, Bahia. Vem de griot, da língua francesa, que traduz a palavra Dieli (Jéli ou Djeli), que significa o sangue que circula. No Brasil a palavra griô se refere a todo(a) cidadão(ã) que se reconheça e/ou seja reconhecido(a) pela sua própria comunidade como: um(a) mestre das artes, da cura e dos ofícios tradicionais...”

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: