Menu Lateral
 
Prados, 30 de Abril de 2017 :: 99 visitantes online.

Prefeitura lança Programa de Melhoramento Genético Bovino

Publicado em 02/08/2013 00:00:00


Editor de texto rico, editor1

\Buscando o melhoramento genético dos animais a médio e longo prazo, a Prefeitura de Prados, através do Departamento Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, lançou na noite de quinta-feira (11/07), durante o evento de premiação do III Torneio Leiteiro em Fazendas, o Programa de Melhoramento Genético Bovino.
Segundo o responsável pelo programa, médico veterinário Vítor César de Moura Júnior,  com a implantação a Prefeitura espera que haja um aumento da produção de leite nas propriedades de Prados, a melhoria na qualidade dos animais frutos da inseminação artificial e, por conseqüência, maior inserção do produtor no mercado e sua melhor qualidade de vida.
O programa será desenvolvido através da inseminação artificial em bovinos de leite através de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e no início será oferecido a todo produtor familiar, posteriormente aos demais produtores do município.

A execução do programa ficará a cargo do médico veterinário Vítor Júnior, ou de pessoa treinada e autorizada pelo mesmo, contratado junto à Prefeitura de Prados.

Segundo Vítor Júnior, as principais vantagens do Programa são: elimina a necessidade de observação de cios nas vacas sincronizadas; as vacas são inseminadas em horário pré-fixado, evitando-se as falhas de detecção; conseguir induzir atividade ovariana em vacas sem ciclar; programar as inseminações, os nascimentos e, consequentemente, a produção leiteira, conforme a necessidade ( manter a produção constante durante o ano ou aumentar a produção durante o período da entressafra; diminuição do intervalo parto-concepção, com conseqüente aumento da produção de bezerros e leite, o que representa uma maior eficiência produtiva; e, diminuição de custos de manutenção, pela redução do período ocioso das vacas do rebanho.
Os custos de implantação serão divididos da seguinte forma: À Prefeitura cabe o serviço de implantação e inseminação artificial feita pelo técnico contratado e ao Produtor Rural cabem as despesas com hormônios ou medicamentos, sêmen e materiais para o procedimento.
Para aderir ao programa os produtores devem procurar o Departamento Municipal de Agropecuária para obter os detalhes do projeto e fazer a inscrição.
A partir disso o produtor pode escolher qual o material genético que deseja utilizar em seu rebanho e assim passa a compor uma lista de espera organizada pelo Médico Veterinário. O produtor será avisado com antecedência sobre a data da visita em sua propriedade para início dos trabalhos. No dia da visita o Médico Veterinário vai orientar e repassar ao produtor todos os passos a serem seguidos durante o trabalho, visando obter maior sucesso no empreendimento.
São parceiros na implantação do Programa a Prefeitura Municipal de Prados, através do Departamento Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, e a Associação dos Produtores Rurais de Prados (ARP). 

 

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: