Menu Lateral
 
Prados, 26 de Abril de 2017 :: 26 visitantes online.

Liu participa de assinatura de Termo de Parceria com o Governo do Estado para formatação do Consórcio dos Resíduos Sólidos

Publicado em 09/08/2013 00:00:00


foto

O prefeito de Prados Maurílio José de Lima (Liu), participou nesta terça-feira (07/08) de reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde foi assinado um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), a Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver) e 17 cidades da Região dos Campos das Vertentes.
O termo estabelece parceria na qual o Estado vai prestar todo o suporte técnico à Amver e aos 17 Municípios para a formatação do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas Vertentes) que vai gerir a operacionalização e a destinação final dos resíduos sólidos na região. A reunião foi finalizada com  a assinatura do Protocolo de Intenções e o Termo de Parceria com a Sedru.

O Consórcio:
A diretoria do Consórcio ficou estabelecida da seguinte forma: Presidente Aurélio Suenes de Resende, prefeito de Resende Costa; 1º Vice-Presidente Maurílio José de Lima (Liu), prefeito de Prados; 2º Vice Presidente Sinara Rafaela Campos, prefeita de Santa Cruz de Minas. A Secretária Executiva do Cigedas é Carla Freire de Abreu.
O Consórcio e formado pela Amver e por 17 municípios: Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Tiradentes, Ibituruna e Itutinga.
\
A população a ser atendida pelo Consórcio é de aproximadamente 195, 5 mil habitantes e a região compreendida pelos 17 municípios produz atualmente cerca de 50,4 mil toneladas de resíduos sólidos por ano.
Soluções para resíduos sólidos:
O Secretário da Sedru, Bilac Pinto, afirmou que através dos consórcios os municípios estão encontrado em conjunto soluções para resolver a questão lixo. Já a prefeita de Santa Cruz de Minas e presidente da Amver, Sinara Rafaela Campos lembrou o interesse dos prefeitos em unirem forças para solucionar o problema do lixo e a articulação feita junto às Câmaras Municipais das cidades estão sendo fundamentais para a rápida formatação do Consórcio.
Durante a assinatura do Termo Liu lembrou que Prados já possui um aterro controlado para lixo e uma usina de reciclagem e compostagem de lixo. Hoje estamos encaminhando para reciclagem cerca de 70% dos resíduos sólidos produzidos em Prados. Com a criação do Consórcio vamos diminuir ainda mais a pressão sobre nosso aterro, pois o que não conseguirmos encaminhar para reciclagem deverá ser encaminhado para um grande aterro central em São João del-Rei, afirmou.
Segundo dados da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a população urbana atendida por disposição adequada de resíduos sólidos urbanos que em 2003 era de 19% chegou em 2012 a 58%.
\\

 

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: