Menu Lateral
 
Prados, 26 de Abril de 2017 :: 49 visitantes online.

Prefeitura realiza o 145º Passeio à Serra

Publicado em 10/07/2013 00:00:00


Editor de texto rico, editor1

\\

Considerado o mais antigo passeio ecológico do Brasil, a Prefeitura de Prados realiza nos dias 12 e 13 de julho a 145º  edição do Passeio à Serra de São José.

A primeira vez que um grupo de aventureiros subiu a Serra, dando início a tradição do Passeio, foi no ano de 1868. Desde então, todos os anos, na segunda sexta-feira do mês de julho, após os eventos realizados na cidade como bailes e shows, diversas turmas de amigos, grupos familiares, moradores e visitantes em geral, sobem à Serra de São José, por volta das 5 ou 6 horas da manhã do sábado. Eles passam o dia no alto da Serra, onde fazem piquenique e por volta das 15 horas retornam à cidade.

Segundo os mais antigos, a idéia original nasceu de um casal de noivos, que resolveu realizar a recepção do casamento ao ar livre, no alto da Serra. Uma segunda versão para a criação do Passeio, dá conta de que um grupo de amigos pradenses, boêmios, no ano de 1868, resolveu fazer um piquenique no alto da Serre, e que a cada ano atraiu mais e mais pessoas, surgindo assim a tradição.

Na segunda metade do século passado, era também tradição o maestro Ademar Campos (Adhemarzinho) levar a Banda da Lira Ceciliana até a Biquinha, no pé da serra, para tocar o “Tico-tico”, - uma tradicional música de Prados- para os aventureiros que subiam a Serra. Em 1968, uma cruz de cimento foi colocada no alto da Serra para comemorar o Centenário do Passeio à Serra de São José.

A programação do Passeio à Serra este ano conta com apresentação da Banda de Música da Lira Ceciliana às 21h, seguida por show da Banda Mitos na sexta-feira à noite, na Praça Dr. Viviano Caldas. No sábado à noite e a vez do show com Rogerinho (violão e voz). Após os shows haverá som mecânico. A subida à Serra está prevista a partir da 06hs de sábado, com retorno às 15hs.

 

Preparativo para o Passeio

Na semana de 08 a 12 de julho está sendo realizada também uma programação pré Passeio à Serra, através de uma parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Prefeitura de Prados e o vereador Daniel Fonseca e Silva de Carvalho.

Durante a semana estão sendo realizadas palestras de Educação Ambiental na Escola Estadual Dr. Viviano Caldas. Os palestrantes são Patrícia Pinheiro e Franz Souza, do IEF e o vereador Daniel Fonseca e Silva de Carvalho.

Paralelamente o IEF está promovendo em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Previncêndio, um curso de Primeiros Socorros e Resgate, na Casa da Serra, em Prados, com a participação dos monitores ambientais do Instituto e membros da comunidade das cinco cidades do entorno da Serra de São José: Prados, Coronel Xavier Chaves, Tiradentes, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei.

Na sexta-feira pela manhã, os monitores do IEF e o vereador Daniel Fonseca e Silva de Carvalho subirão a Serra acompanhados pelos alunos da Escola Estadual e por participantes do Parlamento Jovem de Prados para fazer uma limpeza na Serra de São José. Para isso, a Prefeitura está disponibilizando burrinhos que descerão com o lixo arrecadado no alto da Serra.

http://prados.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Prados
Endereço: Rua José Silva Filho, nº 11 Cep: 36.320-000 - Cidade: Prados / MG
Tel.: (32) 3353-6388 - Email: gabinete@prados.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 11:00h e de 13:00 às 17:00h
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: